Corregedoria 13/12/2023 - 16:24:31
CGJ lança painel de indicadores de desempenho da Justiça de 1º grau
Ferramenta possibilita comparativo entre unidades judiciárias e apresenta um panorama do cumprimento de metas da CGJ e do CNJ

Arte: Clara Fernandes Arte: Clara Fernandes
A Corregedoria-Geral da Justiça (CGJAL) lançou no Intrajus, nesta quarta-feira (13), um painel de indicadores de desempenho capaz de informar a produtividade de todas as unidades do 1º grau de jurisdição do Estado de Alagoas.

A ferramenta constitui-se uma aliada importante para o Judiciário, por permitir o acompanhamento de índices específicos da CGJAL, de metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), bem como de processos paralisados há mais de 100 dias. 

Para o Corregedor-Geral da Justiça, Domingos de Araújo Lima Neto, o painel de indicadores é um marco para a gestão, porque possibilita à Corregedoria fazer uma avaliação do trabalho das unidades judiciárias de todo o estado, como também sugerir um novo plano de trabalho que tenha como foco sanear os problemas apontados pelo sistema.

“É uma ferramenta extremamente importante e que deve ser usada sem moderação pelas unidades judiciárias. Nosso objetivo não é divulgar unidades A, B ou C, até porque é um sistema interno, mas apresentar um diagnóstico estatístico com possibilidade de fazer um comparativo entre unidades de mesma competência. Esse painel tem todos os dados para quem quiser fazer um plano de trabalho para um futuro melhor”, comentou.

Conhecendo o Painel de Indicadores
A página inicial do painel de indicadores apresenta os rankings das cinco unidades de 1º grau com os maiores índices de produtividade. Ficam em destaque as unidades com as melhores taxas de congestionamento; as que alcançam a pontuação mais alta da Meta 1 do CNJ, que se refere ao julgamento de mais processos do que os que entram, além das que mais julgam processos antigos (Meta 2).

O sistema destaca, ainda, as que mais julgaram processos de violência contra a mulher (Meta 8), além das que tiveram maior pontuação quanto ao julgamento de processos relacionados à Infância (Meta 11).

Segundo os servidores José Diego dos Santos e Rossane de Melo Teixeira, da Divisão de Inspeção e Correição da CGJAL, que desenvolveram o painel, a atualização acontece diariamente a partir do SAJ Insights. Eles afirmam que no menu “IAD – Casos Novos e Baixados”, que se refere ao Índice de Atendimento à Demanda, é possível ter uma visão abrangente do desempenho da unidade ao longo do tempo. 

O menu “Processos sem Movimentação” destaca não apenas a situação atual dos processos sem movimentação, mas também o histórico da unidade, o comprometimento com o plano de trabalho proposto, como também as tendências de desempenho ao longo do tempo.

Já o menu "Comparativo" permite analisar simultaneamente duas unidades, simplificando a compreensão dos desafios específicos enfrentados por cada uma. José Diego afirma que, embora essas unidades possam compartilhar a mesma competência ou entrância, suas realidades podem ser notavelmente distintas, com acervos diversos. No entanto, o sistema viabiliza a comparação direta e apresenta os principais indicadores.

Esses indicadores incluem todas as metas do CNJ, o Índice de Atendimento à Demanda (IAD), taxa de congestionamento, processos paralisados, acervo da unidade, processos em andamento, processos suspensos, processos julgados e processos arquivados.

Por fim, no menu "Metas do CNJ" é possível fazer uma análise minuciosa de todas as metas estabelecidas pelo CNJ, com uma avaliação contínua do progresso das unidades desde a primeira avaliação até a atual. Isso permite que os usuários observem a evolução da unidade e se houve melhorias, manutenção ou deterioração em relação à meta selecionada.


Niel Rodrigues - Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com