Presidência 14/12/2023 - 14:07:03
TJAL discute organização do exame nacional para candidatos à magistratura
Primeira edição da prova, que será obrigatória para concorrer a vagas de juiz, está prevista para abril de 2024

Desembargador Fernando Tourinho em reunião virtual com a Enfam. Desembargador Fernando Tourinho em reunião virtual com a Enfam.

Conforme decidido em novembro pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), candidatos em concursos para o cargo de juiz deverão ser antes aprovados no Exame Nacional da Magistratura. A prova foi tema de reunião entre representantes de tribunais, nesta quinta (14).

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Fernando Tourinho, discutiu os preparativos para a primeira edição do exame com o diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministro Mauro Campbell, e representantes de outros tribunais.

A Enfam pretende realizar a prova pela primeira vez em abril de 2024, com locais de provas em todos os estados, contando com apoio dos tribunais locais para a logística.

O exame ocorrerá inclusive em Alagoas, apesar de não haver previsão de um novo concurso para a magistratura. O candidato aprovado no exame nacional estará apto a concorrer a vagas de juiz por quatro anos, prazo de validade definido pelo CNJ.

“Ainda temos, do último concurso, vários candidatos a serem chamados. Todavia, é importante essa seleção, porque está havendo uma rotatividade, os candidatos estão indo embora rapidamente. O objetivo é selecionar pessoas que gostem, que queiram ficar por muitos anos”, disse Tourinho.

O ministro Mauro Campbell agradeceu o empenho dos gestores dos tribunais na organização do exame, e colocou a Enfam a disposição para resolver qualquer obstáculo enfrentado localmente.

“É um desafio hercúleo, mas o objetivo disso é dar posse a magistrados cada vez mais vocacionados”, frisou Campbell.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br