Relatório 2023 18/12/2023 - 07:46:13
Secretaria de Processamento Unificado realiza mais de 793 mil atos cartorários em 2023
SPU tem como finalidade não deixar acumular ações no Judiciário estadual, concentrando e agilizando o cumprimento de atos processuais

Servidores atuam na SPU agilizando atos processuais de unidades da capital e do interior. Servidores atuam na SPU agilizando atos processuais de unidades da capital e do interior. Foto: Caio Loureiro

A Secretaria de Processamento Unificado (SPU) do Judiciário de Alagoas realizou 793.254 atos cartorários de janeiro a novembro deste ano. O setor agiliza atualmente a expedição de mandados, ofícios e certidões de quase 120 mil processos em tramitação no estado.

Das 51 unidades auxiliadas pela SPU, 19 são criminais, 24 são cíveis e oito são comarcas de juízo único. "Próximo ano temos a perspectiva de expandir o nosso auxílio para os Juizados Cíveis da Capital", afirmou o chefe de secretaria Steffannon Lima.

Ainda segundo ele, 12 varas/comarcas auxiliadas pela SPU foram agraciadas na premiação do Juízo Proativo, realizada em outubro deste ano. Foram elas:

- 6ª Vara Cível de Arapiraca

- 8ª Vara Criminal de Arapiraca

- 14ª Vara Criminal da Capital

- 22ª Vara Cível da Capital

- 26ª Vara Cível da Capital

- 17ª Vara Cível da Capital

- 18ª Vara Cível da Capital

- 31ª Vara Cível da Capital

- 2ª Vara Cível da São Miguel

- 3ª Vara Criminal de Santana do Ipanema

- Comarca de Mata Grande

- Comarca de Quebrangulo

A Secretaria foi implantada em julho de 2018. Atualmente, 107 servidores atuam no setor, que tem como diretora a juíza Lívia Mattos. Para a magistrada, o desempenho da SPU em 2023 foi exitoso.

"Trabalhamos com espírito de cooperação, buscando atender o jurisdicionado da melhor forma possível", disse a juíza, ressaltando que o setor teve todo o apoio da Corregedoria-Geral da Justiça, ao qual está vinculado.

Ainda segundo a juíza, em 2023 a SPU passou a contar com quatro subchefias para auxiliar na coordenação e fiscalização dos trabalhos realizados no setor. "Esse era um pleito antigo, que trouxe uma melhora grande na prestação dos serviços. Os subchefes estão em contato direto com os servidores e as varas, orientando e fiscalizando as metas". 

A diretora reforçou a contribuição da SPU na celeridade processual. "Há unidades que precisam desse apoio da SPU. Quem mais ganha é a população, que consegue ver o seu processo caminhar".


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br