Podcast: Tourinho avalia primeiro ano à frente do TJAL
Desembargador falou dos desafios e destacou as principais ações do Judiciário em 2023
Em entrevista ao Podcast TJAL, o desembargador Fernando Tourinho fez uma avaliação do seu primeiro ano como presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). "Foi muito difícil, mas também prazeroso. Diria que foi o maior desafio da minha vida profissional".
Tourinho destacou as principais iniciativas do Judiciário em 2023, como o Moradia Legal, que beneficiou mais de 1.000 pessoas com o título de propriedade de suas casas.
Outra ação lembrada foi a Justiça Itinerante, que atendeu 7.883 pessoas, com casamentos coletivos, emissão de documentos e audiências cíveis de menor complexidade.
"O Judiciário não pode mais ficar limitado ao seu prédio. Tem que ir ao encontro da sociedade, e ele faz isso justamente com esses programas sociais", reforçou.
O desembargador lembrou que a marca de sua gestão tem sido o diálogo com magistrados, servidores e instituições. "Tenho procurado conversar muito para que possamos fazer as melhores escolhas. O desafio é errar menos para poder atender mais a sociedade alagoana".
Na entrevista, Tourinho falou ainda da nomeação de servidores e dos planos de realizar concurso público para o TJAL. Lembrou, no entanto, que isso depende do duodécimo.
"Terminamos o ano nomeando todos os técnicos que foram aprovados no último certame. Estamos pensando em, para o ano, realizar um novo concurso de técnicos, mas tudo isso passa pelo duodécimo. Precisamos ter um melhor duodécimo para chamar mais servidores, magistrados e oferecermos um melhor serviço à população".
Conciliação, celeridade processual e cultura da judicialização foram outros assuntos abordados na entrevista. Em 2024, Tourinho disse que a intenção é seguir trabalhando.
"A população pode esperar muita dedicação e entusiasmo. Espero nunca perder esse brilho no olhar de querer fazer a coisa acontecer".
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br













