Podcast 11/01/2024 - 11:04:53
Podcast: José Carlos Malta enaltece Judiciário de Alagoas e comenta sobre sua trajetória
Desembargador elencou as características de um bom juiz e comentou os desafios enfrentados pelos magistrados durante os julgamentos

Em entrevista ao Podcast TJAL, o desembargador José Carlos Malta Marques enalteceu a atuação do Poder Judiciário de Alagoas durante sua trajetória na vida pública. \"Temos aqui um modelo de atuação exemplar para o restante do país\".

O desembargador irá se aposentar neste mês, quando completará 75 anos de idade. Malta  ingressou no TJAL em 2006, mas atua como servidor público desde 1974, quando trabalhava no Ministério Público de Alagoas.

Durante a entrevista, o desembargador ressaltou que para ser um bom julgador é preciso ter o discernimento acentuado em relação ao jogo de interesses. “A principal característica é de ficar equidistante, o atrelamento pessoal com as partes atrai dificuldades”.

Ao ser questionado se a Justiça alagoana consegue atender as demandas da sociedade, o desembargador disse que o judiciário está mais próximo do povo.  “Eles sabem que não há necessidade de decidir na discussão, no grito ou no braço, já que eles têm um juiz”.

O desempenho e a conduta do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas também foi citado por Malta ao destacar como imaginava o Judiciário alagoano daqui a 10 anos. 

“Tende a melhorar, aliás, todo trabalho que é feito é nesse sentido. Um exemplo é a postura do presidente Fernando Tourinho. Ele é um homem extremamente sensível [...], vemos que tem uma postura tecida no sentido de fazer o Judiciário mais moderno e mais próximo da população”.

Malta se diz tranquilo sobre sua trajetória e desconstrói alguns paradigmas que são atribuídos aos juízes e desembargadores. Como mensagem final para quem deseja atuar no Judiciário, o desembargador afirma:

“Mantenham-se sempre equidistantes, uma distância igual entre os dois lados. É preciso estudar, porque o maior instrumento do juiz nas suas decisões é o conhecimento técnico que ele possui, e o conhecimento técnico só se adquire estudando”. 

Carol Neves - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br