Saúde 24/01/2024 - 15:08:01
DSQV realiza pesquisa sobre perfil odontológico de servidores e magistrados
Setor odontológico do TJAL visa definir os hábitos orais e a manutenção da saúde bucal dos servidores do Poder Judiciário de Alagoas

Arte: Dicom

O setor odontológico da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) realizou uma pesquisa, através de questionário, para conhecer mais sobre o comportamento dos servidores e magistrados com relação aos cuidados dispensados com a higiene oral, presença de sintomas que requeiram atendimento odontológico e grau de satisfação com o sorriso.

O objetivo do estudo é definir o perfil odontológico dos servidores do Poder Judiciário alagoano. Os resultados nortearão as ações educativas, preventivas e assistenciais a serem desenvolvidas pelo setor odontológico.

A cirurgiã-dentista do TJAL, Yoko Ono, explicou que a iniciativa visou estabelecer o padrão de higiene bucal presente nos servidores e magistrados, conhecer as demandas relacionadas à saúde bucal e continuar oferecendo atendimento odontológico de qualidade.

“A ideia principal é orientar sobre a importância de todas as etapas que compreendem a higiene oral, conscientizar sobre a manutenção da saúde bucal, abordar a necessidade de visitar o dentista com regularidade e atender às demandas apresentadas pelos pacientes”, disse a odontóloga.

Alguns dados da pesquisa revelaram que cerca de 91 pessoas não lembram a última vez que foram ao dentista e 120 pessoas não usam o fio dental nenhuma vez por dia.

Sobre a satisfação com os dentes, quando questionados, 211 servidores disseram que melhorariam a cor dos dentes, enquanto 242 disseram estar satisfeitos. Também houve respostas nos tópicos ‘melhorar a posição dos dentes, melhorar o formato dos dentes e repor os dentes que faltam’.

Outros aspectos questionados foram: dor de dente conforme estímulo, ingestão de açúcar entre as principais refeições, frequência de escovação e frequência de bocheco. 683 pessoas responderam ao questionário disponibilizado pelo setor.

Após realização da pesquisa, o setor prevê ações educativas sobre hábitos orais e cuidados com a saúde bucal, além da manutenção do atendimento odontológico prestado nos consultórios do TJAL e do Fórum da capital.

Para realizar o agendamento de consulta, basta entrar em contato através dos telefones 4009-3255/3496 (sede TJAL) e 4009-3699/3730 (Fórum da capital).


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL SD

imprensa@tjal.jus.br