Presidentes dos Tribunais de Justiça durante solenidade de abertura do IX Consepre. Foto: Divulgação
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fernando Tourinho, participa, de quarta (24) até sexta (26), do IX Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), em Foz do Iguaçu (PR).
Na sexta, o desembargador assume o cargo de vice-presidente de Inovação e Tecnologia do Consepre na cerimônia de posse da nova Comissão Administrativa, eleita durante o VIII Encontro, realizado em Manaus (AM), em novembro de 2023.
O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Luiz Fernando Tomasi Keppen, deu às boas-vindas aos participantes do evento e destacou a importância do conselho para o Judiciário do país.
“O Consepre possui importante papel nos princípios e funções institucionais do Judiciário brasileiro e, sobretudo, da Justiça estadual. Justiça, esta, constituída por 27 tribunais, mais de 2.500 comarcas, 10 mil varas e juizados especiais, além de sermos responsáveis por 68,9% dos magistrados, 64,4% dos servidores e 77,7% dos processos”, disse.
O desembargador Carlos França, presidente do Consepre e do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), falou sobre a demonstração de união entre os tribunais com a realização de encontros periódicos dos presidentes e suas equipes técnicas.
“Esses encontros servem muito para troca de experiências, para que um tribunal dialogue com o outro, o que um faz de bom é replicado em outro. Os tribunais de todo o país apresentam suas boas práticas, que ficam à disposição de todos. Este é o papel fundamental, facilitar o intercâmbio entre os Tjs”, falou.
Tourinho acompanha discussões de interesse do Judiciário em encontro de presidentes. Foto: TJPR
Programação
Na manhã desta quinta (25), será realizado o workshop “NatJusGPT” e, à tarde, após a reunião dos presidentes dos Tribunais e dos juízes auxiliares e diretores, será a vez do painel “Execução fiscal - Enfrentamento de estoque e boas práticas”.
Na sexta (26), às 10h, o desembargador Ary Raghiant Neto falará sobre “A reforma tributária e os possíveis efeitos na gestão dos Tribunais de Justiça”.
No período da tarde, será apresentada a palestra “Terceirização no Poder Judiciário. Serviços que podem ser terceirizados, modelos de terceirização já validados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e base legal”, por Vinícius Rodrigues Lopes.
O encerramento será às 15h30 da sexta, com a participação do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Edson Fachin.
A juíza auxiliar da Presidência do TJAL, Lorena Sotto-Mayor, acompanha o desembargador Tourinho no evento.
Posse da nova Comissão Administrativa
Após o encerramento, será realizada a cerimônia de posse da nova Comissão Administrativa do Consepre. O chefe do Judiciário goiano, desembargador Carlos França, foi reeleito, por unanimidade, para continuar à frente da Presidência.
Além do desembargador Fernando Tourinho, também comporão a administração do Conselho, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Célia Ferrari, como vice-presidente; o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Cardozo, como vice-presidente de Relacionamento Institucional; a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, como vice-presidente de Cultura; e o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
Diretoria de Comunicação do TJAL, com informações do TJPR - RF
imprensa@tjal.jus.br