Durante a inauguração da nova Casa de Custódia de Arapiraca, nesta sexta (26), o presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Orlando Rocha, enfatizou o papel do Judiciário no controle e fiscalização dos estabelecimentos prisionais.
“Há uma preocupação do estado como um todo para que as instalações que abrigam custodiados atendam às mínimas exigências para preservar, por exemplo, a dignidade humana. O Judiciário tem um papel essencial no controle, na fiscalização e na supervisão destes estabelecimentos”.
Prédio inaugurado foi executado com com recursos próprios do Governo de Alagoas. Foto: Caio Loureiro
Segurança pública
A obra foi executada com recursos próprios do Governo de Alagoas, com um custo aproximado de R$ 1,5 milhão. Na oportunidade, o governador Paulo Dantas destacou os investimentos que vem fazendo na área da segurança.
“Hoje somos o 9º estado com a melhor gestão da segurança pública, e isso é fruto de um trabalho em conjunto, e o governo prioriza os investimentos nesta área, como este que inauguramos hoje”, disse o governador.
Segundo Diogo Teixeira, secretário de Estado da Ressocialização e Inclusão Social, a nova sede otimizará o atendimento dos custodiados da região.
“A entrega da casa é um anseio antigo da região, pois irá otimizar o trâmite dos custodiados que passam por audiência de custódia no agreste e no alto sertão, que não precisarão ir para a capital. Além disso, mantendo a ordem e a disciplina dentro do sistema, fortalecemos a ressocialização”.

Desembargador Orlando Rocha enfatizou o papel do Judiciário na fiscalização dos estabelecimentos prisionais. Foto: Caio Loureiro
Melhorias
O prédio conta com 48 vagas e vai atender os custodiados da região do agreste e do sertão. A sede passou por reforma nos setores administrativos e na carceragem, contando com adequação de cela para PcD (Pessoa com Deficiência).
Entre outras melhorias, a nova Casa de Custódia conta com espaço para a inclusão e triagem, espaço para sala de telepresença, audiência de custódia e parlatórios.