Novos juízes conhecem as estruturas do MPAL e da OAB/AL
Visitas institucionais fazem parte do curso de formação dos novos magistrados
Juízes substitutos recém empossados iniciaram cronograma de visitas institucionais Foto: Anderson Macena.
14 dos juízes substitutos, empossados recentemente pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), iniciaram o cronograma de visitas institucionais para conhecer órgãos que fazem parte do sistema de Justiça alagoano.
Nesta segunda (29), os magistrados estiveram na sede do Ministério Público de Alagoas (MPAL) e da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Alagoas (OAB/AL).
No MPAL, os juízes foram recebidos pelo procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, e pelo subprocurador-geral Judicial, Sérgio Jucá.
No encontro, o chefe do MPAL apresentou o papel desempenhado pela instituição em prol da sociedade, destacando a boa relação com o Judiciário.
Os novos magistrados também conheceram o Memorial Desembargador Hélio Cabral, que guarda a história do Ministério Público.
Procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto, recepcionou os novos juízes. Foto: Anderson Macena.
"Essa boa relação entre as instituições é imprescindível. Ressaltamos que o MPAL tem um trabalho coeso, em busca por melhorias para a sociedade, oferecendo um serviço de qualidade, sempre pautado pela proatividade e resolutividade”, declarou.
Para o novo juiz Gilmar Menezes Silva, natural de Minas Gerais, esse diálogo entre as instituições é fundamental.
“Foi importante esse momento hoje para conhecermos os membros do MP, a administração superior, alinharmos os trabalhos e propósitos, que é realizar a justiça, ainda mais porque muitos dos novos juízes são de outros estados, não conhecem a realidade local”, declarou.

Juiz Gilmar Menezes, natural de Minas Gerais, destacou a importância de conhecer a realidade local. Foto: Anderson Macena.
Visita à OAB/AL
Na visita institucional à sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Alagoas (OAB/AL), os juízes foram recebidos pelo presidente Vagner Paes e pela vice-presidente Natália Von Sohsten.
Visita a OAB/AL Teve a finalidade de conhecer o órgão e estreitar relações. Foto: Cadu Cajé
Vagner Paes destacou a importância de estreitar laços com o Judiciário para que o serviço público seja, cada vez mais, aprimorado e, no final, a sociedade saia ganhando.
“Estreitamos os laços e mostramos um pouco do trabalho social que fazemos para além da advocacia, com o OAB nas Escolas e as comissões, que prestam um serviço à sociedade muito grande. Ambas as instituições ganham, e com o serviço público aprimorado, a sociedade é que sai fortalecida”, afirmou.
Presidente da OAB, Vagner Paes, falou sobre o trabalho da Advocacia alagoana. Foto: Cadu Cajé
A juíza Anna Celina destacou a importância de manter uma relação próxima e séria com a OAB/AL, para melhor servir à sociedade.
“Esse serviço só é possível com uma relação institucional, séria, próxima entre o Poder Judiciário e a OAB. A Justiça está sempre de portas abertas à sociedade e à Advocacia, sempre respeitando as prerrogativas e buscando efetivar uma Justiça séria, célere e eficiente”, pontuou.
O coordenador de cursos da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), juiz André Parizio, contou que as visitas institucionais realizadas pelos novos magistrados fazem parte do curso de formação aos quais eles são submetidos.
A ideia é que eles possam conhecer o trabalho desempenhado pela OAB e por órgãos como o Ministério Público Estadual (MPAL) e a Defensoria Pública Estadual (DPE/AL).
“Eles começaram o curso há duas semanas e uma das primeiras atividades é essa. Faz parte da carga horária do curso e é importante para conhecer as dificuldades de cada uma das classes, como ela é estruturada, como atua, principalmente no interior do estado, que é onde eles devem trabalhar em breve”, afirmou.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL com apoio do MPAL e da OAB/AL - SD
imprensa@tjal.jus.br













