Começar de Novo 06/02/2024 - 13:38:46
Otávio Praxedes discute criação de postos de trabalho para reeducandos
Comissão do projeto 'Começar de novo', Federação das Indústrias de Alagoas, Federação Alagoana de Futebol e Seris participaram da reunião

Comissão do projeto 'Começar de novo' se reuniu nesta terça (06), no TJAL. Comissão do projeto 'Começar de novo' se reuniu nesta terça (06), no TJAL. Foto: Caio Loureiro.
Praxedes discute criação de postos de trabalho para reeducandos

Com o objetivo de discutir a criação de parcerias que criem oportunidades de emprego para os reeducandos do Sistema Prisional alagoano, o desembargador Otávio Praxedes e a comissão do projeto “Começar de novo” se reuniram com a Seris, Federação da Indústria de Alagoas (FIEA) e a Federação Alagoana de Futebol (FAF), nesta terça (06).

O projeto é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que busca sensibilizar empresas, sociedade civil e órgãos públicos para que forneçam postos de trabalho e cursos profissionalizantes para presos e egressos do Sistema Prisional, promovendo cidadania e diminuindo a reincidência de crimes.

Ressocialização

O desembargador Otávio Praxedes, presidente da comissão, explicou que a iniciativa é uma oportunidade para que o reeducando possa, de fato, ser ressocializado e reinserido de forma digna à sociedade.

“Nós que fazemos o Poder Judiciário e que executamos o poder abstrato da lei compreendemos que os presos são seres humanos que precisam voltar melhores para a sociedade, e o trabalho tem um importante papel em trazer mais dignidade e vontade de mudança para eles”, defendeu.

A secretária executiva de política de ressocialização da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (SERIS), Cláudia Simões, enalteceu o papel do Judiciário na transformação dos reeducandos do Sistema Prisional.

“Avançamos muito nas políticas de ressocialização. Com o projeto do Judiciário ‘Livros que libertam’, temos quase 100% dos presos lendo, e agora queremos avançar mais com o trabalho como aspecto ressocializador. Será mais uma parceria com o Tribunal de Justiça que com certeza vai nos fazer avançar ainda mais”, disse.

Engajamento empresarial

O presidente da FIEA, José Carlos Lessa, colocou as entidades que compõem a federação à disposição, ressaltando que já desenvolve trabalhos junto ao sistema prisional na área de ressocialização.

“Essa convocação do Poder Judiciário é muito forte e pode sim fazer a diferença no engajamento de empresas, e principalmente no andamento das ações e vida das pessoas envolvidas”, falou.

Participaram também da reunião os desembagadores Orlando Rocha, vice-presidente do TJAL, e Klever Loureiro; presidente da FAF, Felipe Feijó; os juízes Diego Dantas, Ney Alcântara e Nathallye Alcântara; além de membros da comissão do projeto.


Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL - SD