Desembargador Orlando Rocha enaltece PMAL no aniversário da instituição
Presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Alagoas prestigiou cerimônia militar nesta terça-feira (6)
Desembargador Orlando Rocha e demais autoridades na celebração dos 192 da PMAL. Foto: Adeildo Lobo.
O presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Orlando Rocha, participou da cerimônia comemorativa dos 192 da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), nesta terça (6).
Durante a solenidade no Ginásio Lauthenay Perdigão, o desembargador enfatizou o papel preponderante que a Polícia Militar tem na garantia da ordem e da segurança.
"O sistema de Justiça necessita do amparo, da vigilância, do acompanhamento das forças policiais. E a Polícia Militar é a mais presente, porque é quem faz o policiamento ostensivo. Então o Judiciário veio aqui dar o seu testemunho", disse o vice-presidente do TJAL.
O governador do Estado, Paulo Dantas, e o comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, estiveram presentes, entre outras autoridades militares e civis.
Paulo Dantas declarou ter orgulho do trabalho desempenhado pelos policiais em Alagoas e exaltou os resultados alcançados na área de segurança pública.
"Só estamos conseguindo por conta da energia de vocês, do trabalho integrado, e também da disposição do governo de Alagoas em investir", afirmou Dantas.
A cerimônia militar teve promoção de oficiais e praças e outorga de medalhas institucionais.
História
Criada em 3 de fevereiro de 1832, recebendo a denominação de Corpo de Guardas Municipais Permanentes, a Polícia Militar teve como primeira missão manter a ordem interna na província de Alagoas, bem como debelar os adeptos da Guerra dos Cabanos.
Com o passar dos anos, a Polícia Militar de Alagoas participou de diversos conflitos no cenário nacional e internacional, a exemplo da Guerra do Paraguai, em 1865; a Revolução Constitucionalista; o combate ao Cangaço; e a II Guerra Mundial.
Tendo como sua missão constitucional o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, a PM conta com seus agentes do quadro de combatentes, de administração, especialistas, da área da saúde e também de músicos.
São sete grandes comandos, batalhões, companhias, unidades administrativas, de ensino, diretorias, seções e setores. Ao todo, 7.763 homens e mulheres integram atualmente a Corporação.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br













