Sistema Prisional 21/02/2024 - 13:23:34
Novos juízes do TJ visitam unidades do sistema prisional em Maceió
Magistrados também estiveram na Vara de Execuções Penais; na quinta (22), conhecem o Presídio do Agreste

Juiz Alexandre Machado explicou o funcionamento do sistema prisional na capital. Juiz Alexandre Machado explicou o funcionamento do sistema prisional na capital. Foto: Caio Loureiro
Novos juízes do TJ visitam unidades do sistema prisional em Maceió

Os novos juízes substitutos do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) visitaram unidades do sistema prisional, em Maceió, nesta quarta (21). Os magistrados também conheceram o trabalho da Vara de Execuções Penais (VEP), responsável pelos processos envolvendo cumprimento de pena de réus condenados.

Foram visitados os presídios Baldomero Cavalcante e Santa Luzia, além do Núcleo Ressocializador. Na quinta (22), os juízes conhecerão o Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano. A iniciativa faz parte do curso de formação promovido pela Escola da Magistratura de Alagoas (Esmal).

"Você percebe que a realidade não é bem daquela forma que você estudou, ela é mais dura, e isso pode trazer uma sensibilidade maior para o juiz no seu dia a dia", disse o magistrado Flávio Reyes.

Para a juíza Alana Oliveira, ouvir as demandas dos reeducandos é importante para o exercício da profissão. "O nosso trabalho reflete diretamente no sistema prisional, então, ter essa conexão, esse retorno do sistema prisional para o Judiciário, é fundamental", avaliou.

Os magistrados foram acompanhados pelos juízes da VEP, Alexandre Machado e Allysson Amorim. "É importante conhecer a realidade do nosso sistema prisional, para saber os limites, saber o que dá para ser feito e, dentro de uma atuação institucional, até propor melhorias", disse Alexandre Machado, que explicou como é feita a distribuição dos reeducandos nas unidades prisionais.

"A gente faz a distribuição entre faccionados e não-faccionados, até as pessoas que são condicionadas por fins sexuais, por violência doméstica, e a partir do momento que os juízes passam a ter conhecimento dessa realidade, fica mais fácil também decidirem em suas comarcas", explicou o magistrado.



Juízes durante visita ao presídio feminino, nesta quarta-feira (21). Foto: Caio Loureiro


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br