Corregedoria 23/02/2024 - 10:24:21
CGJAL uniformiza modelos de documentos para oficiais de Justiça
Objetivo é padronizar procedimentos e garantir agilidade processual, com o intuito de beneficiar os jurisdicionados; documentos estão disponíveis no SAJPG

Central de Mandados da Capital. Foto: Arquivo Ascom/CGJAL Central de Mandados da Capital. Foto: Arquivo Ascom/CGJAL
A Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL), em parceria com as Centrais de Mandados de Maceió e Arapiraca, elaborou novos modelos de certidões de trabalho de uso exclusivo dos oficiais de Justiça. O intuito é uniformizar e atualizar os atos praticados pelos servidores, além de garantir maior segurança e celeridade processual.

Os documentos passaram por atualizações no layout, através de elementos visuais e correções de normas do Poder Judiciário Alagoano e legislativas, a exemplo dos Códigos de Processo Civil e Penal. 

A reformulação das certidões foi feita considerando orientações previstas na Recomendação n. 144/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem o intuito de promover o uso de linguagem simples pelo Poder Judiciário brasileiro, em todos os atos administrativos e judiciais.

As mudanças também estão de acordo com o Código de Normas das Serventias Judiciais da Corregedoria, previstas no Provimento n. 13 de maio de 2023, com o objetivo de padronizar procedimentos e rotinas das unidades.

O Coordenador da Central de Mandados da Capital, Gustavo Macêdo, explicou que os novos modelos vão beneficiar os trabalhos dos Oficiais de Justiça, principalmente por estarem atualizados e em conformidade com normativos vigentes.

“Essa atualização garante a uniformização dos atos praticados pelos Oficiais de Justiça, porque permite um modelo de certidão atualizado e institucional. Mas, acima de tudo, quem ganha é a sociedade”, disse ele.

Também fazem parte da comissão Danielle Torres, da Central de Mandados da Capital, e Júlio César Fontan, da Central de Mandados de Arapiraca. Os novos documentos já estão disponíveis no SAJ/PG5 (Sistema de Automação da Justiça).

Redução de modelos de documentos
Essa reformulação no banco de dados do SAJ de 1º Grau faz parte de uma iniciativa da Corregedoria para reduzir o quantitativo de documentos disponíveis no sistema. A atualização das certidões tem como intuito excluir documentos antigos e desatualizados, a fim de acompanhar a legislação processual em vigor.

Os novos modelos de documentos visam garantir maior eficiência à prestação jurisdicional no estado, além de auxiliar os servidores na otimização do tempo útil de trabalho, facilitando nas buscas dos usuários e promovendo maior transparência ao cidadão.

Sâmara Souza – Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com