Geral 23/02/2024 - 12:40:16
Ouvidoria apresenta demandas da população a unidades judiciárias da capital
Desembargador Paulo Zacarias entregou expedientes a magistrados de varas do Fórum do Barro Duro, nesta sexta (23); iniciativa visa melhorar serviço prestado pelo Judiciário

Desembargador Paulo Zacarias visitou varas no Fórum da capital, nesta sexta (23). Desembargador Paulo Zacarias visitou varas no Fórum da capital, nesta sexta (23). Foto: Caio Loureiro

Em prol de uma prestação de serviço mais eficiente, a Ouvidoria do Poder Judiciário de Alagoas apresentou demandas da população a unidades judiciárias da capital, nesta sexta (23), no Fórum do Barro Duro.

Os expedientes foram entregues pelo desembargador Paulo Zacarias, ouvidor do Judiciário alagoano, e pelo juiz Manoel Tenório, ouvidor auxiliar.

Segundo Paulo Zacarias, atender as necessidades dos cidadãos é um dever da Justiça, e as reclamações precisam ser analisadas e respondidas em tempo razoável.

“Vivemos um novo tempo, em que a cidadania está muito ativa e as pessoas vêm procurando os seus direitos, e precisamos dar uma resposta à sociedade. Sei que a demanda é muito grande, e essas visitas servem também para que eu saiba as dificuldades de cada unidade”.

Ouvidor do Poder Judiciário destacou que atender as necessidades dos cidadãos é um dever da Justiça. Foto: Caio Loureiro.

Melhoria constante

Ainda conforme o ouvidor, as visitas deverão ocorrer de forma periódica, tanto na capital como nas varas e comarcas do interior do estado.

“Vamos a todas as comarcas das quais recebemos reclamações, para que possamos melhorar a nossa prestação jurisdicional, e consequentemente a imagem do Judiciário, que passa por todos nós”.

Varas da capital foram as primeiras a receberem a visita da Ouvidoria. Foto: Caio Loureiro.

Ouvidoria

A Resolução nº 432/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabelece que as ouvidorias devem receber  informações, sugestões, reclamações, denúncias e elogios sobre as atividades do Tribunal.

Ainda de acordo com a regulamentação do CNJ, as ouvidorias constituem-se em órgãos autônomos, integrantes da alta administração dos tribunais, e devem promover a efetividade dos direitos humanos ao ouvir, reconhecer e qualificar as manifestações apresentadas pelos cidadãos.


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - TL

imprensa@tjal.jus.br