Ouvidoria apresenta demandas da população a unidades judiciárias da capital
Desembargador Paulo Zacarias entregou expedientes a magistrados de varas do Fórum do Barro Duro, nesta sexta (23); iniciativa visa melhorar serviço prestado pelo Judiciário
Desembargador Paulo Zacarias visitou varas no Fórum da capital, nesta sexta (23). Foto: Caio Loureiro
Em prol de uma prestação de serviço mais eficiente, a Ouvidoria do Poder Judiciário de Alagoas apresentou demandas da população a unidades judiciárias da capital, nesta sexta (23), no Fórum do Barro Duro.
Os expedientes foram entregues pelo desembargador Paulo Zacarias, ouvidor do Judiciário alagoano, e pelo juiz Manoel Tenório, ouvidor auxiliar.
Segundo Paulo Zacarias, atender as necessidades dos cidadãos é um dever da Justiça, e as reclamações precisam ser analisadas e respondidas em tempo razoável.
“Vivemos um novo tempo, em que a cidadania está muito ativa e as pessoas vêm procurando os seus direitos, e precisamos dar uma resposta à sociedade. Sei que a demanda é muito grande, e essas visitas servem também para que eu saiba as dificuldades de cada unidade”.
Ouvidor do Poder Judiciário destacou que atender as necessidades dos cidadãos é um dever da Justiça. Foto: Caio Loureiro.
Melhoria constante
Ainda conforme o ouvidor, as visitas deverão ocorrer de forma periódica, tanto na capital como nas varas e comarcas do interior do estado.
“Vamos a todas as comarcas das quais recebemos reclamações, para que possamos melhorar a nossa prestação jurisdicional, e consequentemente a imagem do Judiciário, que passa por todos nós”.
Varas da capital foram as primeiras a receberem a visita da Ouvidoria. Foto: Caio Loureiro.
Ouvidoria
A Resolução nº 432/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabelece que as ouvidorias devem receber informações, sugestões, reclamações, denúncias e elogios sobre as atividades do Tribunal.
Ainda de acordo com a regulamentação do CNJ, as ouvidorias constituem-se em órgãos autônomos, integrantes da alta administração dos tribunais, e devem promover a efetividade dos direitos humanos ao ouvir, reconhecer e qualificar as manifestações apresentadas pelos cidadãos.
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