Servidores e juízes do TJAL explicam termos jurídicos de forma simplificada
Projeto Descomplicando o Juridiquês quer deixar mais simples a compreensão de expressões utilizadas em processos ou documentos judiciais
Simplificar a explicação de termos jurídicos é o objetivo do projeto Descomplicando o Juridiquês, iniciativa do Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça de Alagoas, o JustInova, com apoio da Presidência e execução da Diretoria de Comunicação (Dicom).
No primeiro episódio, os servidores Karina Nakai, Daniel Lessa, Rafael Feitosa e Silvania Pereira explicam o que é precatório, jurisprudência, acórdão e provimento. Os juízes Rafael Casado e Ygor Figueiredo explicam justiça gratuita e impedimento.
Servidores e juízes
Os vídeos estão sintonizados com o Pacto Nacional pela Linguagem Simples, lançado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e adotado pela Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), por meio de seu laboratório de Inovação, o JustInova.
Os conteúdos serão replicados nas redes sociais do TJAL, no portal do Poder Judiciário, ofertados à imprensa local e ainda disseminados pelo aplicativo WhatsApp.
Playlist e QR Code
Os conteúdos estarão numa playlist cujo acesso pode ser feito por QR Code, código de barras que pode ser escaneado por telefone. Alguns documentos do TJAL trarão o código, facilitando a compreensão de terminologias específicas.
“Objetivo é estimular juízes, desembargadores e setores técnicos a eliminarem termos excessivamente formais e que dificultam a compreensão do conteúdo pelos cidadãos”, explica Luciana Omena, secretária especial da Presidência do TJAL.
Lançamento do Pacto
O presidente Fernando Tourinho e o corregedor Domingos Neto acompanharam o lançamento do Pacto Nacional pela Linguagem Simples, no Encontro Nacional do Poder Judiciário, em dezembro de 2023, em Salvador (BA).
Maikel Marques - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br













