Corregedoria 29/02/2024 - 12:19:51
Juiz Anderson Passos apresenta experiências de docência na Enfam
Encontro Nacional de Formadoras e Formadores ocorreu em Brasília e discutiu o aperfeiçoamento de práticas educativas ligadas à formação da magistratura

Juiz Anderson Passos durante apresentação no Encontro Nacional. Foto: cortesia Juiz Anderson Passos durante apresentação no Encontro Nacional. Foto: cortesia

O juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL), Anderson Passos, participou de dois painéis durante o Encontro Nacional de Formadoras e Formadores (FOFO), que ocorreu nos dias 28 e 29 de fevereiro, na sede da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em Brasília.

O magistrado foi selecionado para apresentar relatos de vivências práticas durante as oficinas de Orientação para Docência em EAD e Metodologias Ativas para Formação Profissional, com o objetivo discutir alternativas metodológicas ágeis para aprimorar práticas educativas voltadas ao desenvolvimento de competências. 

A primeira apresentação teve como tema “Ciclos de debates e produção coletiva de enunciados de jurisprudência como métodos de aprendizagem ativa em EAD”. No segundo painel, o juiz auxiliar da CGJAL discutiu sobre a Utilização de técnicas do British Parliamentary como instrumento de aprendizagem ativa.

Durante o evento foram realizadas oficinas, rodas de conversa e diálogos, com o intuito de aprimorar a qualidade da prestação dos serviços jurisdicionais e analisar o desenvolvimento do trabalho didático-pedagógico ligado à formação da magistratura.

O encontro é voltado a docentes e profissionais que atuam em atividades de coordenação pedagógica ou educacional, e também a magistrados e servidores que tenham atuado nas ações da de Formação da Enfam ou de outras escolas de capacitação de magistrados.

Neste ano, o Encontro de Formadores contou com a participação de 150 docentes de escolas brasileiras, argentinas e equatorianas, além do diretor da Escola Judicial do Conselho da Magistratura de Buenos Aires, Pablo Perel, e do diretor-geral da ODR Equador, Cristian Mora Naula. 


Sâmara Souza – Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com