Atendimento a pessoas em situação de rua: terceirizados recebem certificados por conclusão de curso
Presidente Tourinho parabenizou os funcionários e reforçou a importância de atender bem quem procura o Judiciário
Juiz João Paulo Martins, funcionária Janecleide de Oliveira, desembargador Tourinho e diretora Eliane Lira. Foto: Caio Loureiro
Funcionários terceirizados do Judiciário de Alagoas receberam, nesta segunda (4), o certificado de conclusão do curso 'Atendimento Humanizado às Pessoas em Situação de Rua". A capacitação, realizada nos dias 4 e 5 de dezembro, na Escola da Magistratura (Esmal), seguiu resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Thaylson da Silva, que trabalha na recepção do Fórum de Maceió, foi um dos 17 funcionários que concluíram o treinamento, promovido pela Coordenadoria de Direitos Humanos do TJAL. "Importante colocar em prática o que a gente aprendeu, pra quando as pessoas procurarem a Justiça precisando de alguma informação a gente poder ajudar", disse.
O presidente do TJAL, Fernando Tourinho, participou da entrega dos certificados. Ele parabenizou os funcionários e reforçou a importância de atender bem todos que procuram o Poder Judiciário. "Tratar bem as pessoas não é nenhum favor que nós fazemos. Devemos sempre procurar fazer o nosso melhor no ambiente de trabalho", enfatizou.
A diretora-adjunta de Administração do Tribunal, Eliane Lira, destacou a importância da capacitação. "O curso mostrou como os funcionários devem abordar, falar, como recepcionar as pessoas em situação de rua, deixando cientes de que aquele espaço também pertence a elas. A regra de ouro é tratar como gostaria de ser tratado. Isso é a base de tudo".
O juiz auxiliar da Presidência do TJAL, João Paulo Martins, também participou do evento.
Resolução do CNJ
O curso seguiu a resolução do CNJ nº 425/2021, que instituiu no âmbito do Poder Judiciário a Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua. O objetivo do Conselho é assegurar a essas pessoas o amplo acesso à justiça, de forma célere e simplificada, contribuindo para a superação das barreiras decorrentes das vulnerabilidades econômica, social e habitacional.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br













