Mulheres que nos Inspiram: Andréa Santa Rosa, Analista Judiciária
“Tenho desde muito nova essa preocupação com a justiça”, afirmou a assessora do desembargador Tutmés Airan
“Encaro o trabalho no judiciário como uma missão de vida. É algo que eu tenho desde muito nova essa preocupação com a justiça e com o direito à igualdade”, afirmou a analista judiciária, Andréa Santa Rosa, natural de Sergipe.
A servidora atua como assessora do desembargador Tutmés Airan, integra a Coordenadoria da Mulher e de Direitos Humanos, além de participar da Comissão de prevenção e enfrentamento ao assédio e a descriminação.
Andréa ingressou no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) aos 24 anos, quando terminou sua formação acadêmica. Para ela, o Poder Judiciário vai além de processos judiciais, já que opera protegendo os mais vulneráveis da sociedade.
A analista, que trabalha há quase 10 anos no tribunal, destaca que durante a sua trajetória a visão sobre a mulher passou a ser mais inclusiva. Contudo, para ela, apesar de mais servidoras ocuparem postos de liderança, ainda há a necessidade de afirmação da mulher no judiciário.
Andréa considera que para se livrar dos estereótipos de gênero é preciso que haja um debate amplo em sociedade, incluindo também os homens. “Tem que levar em consideração que o trabalho doméstico e de cuidado ainda é atribuído à mulher”.
A analista é a primeira entrevistada de uma série de conversas com cinco mulheres inspiradoras do judiciário.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL, com informações da TV Tribunal CN
imprensa@tjal.jus.br













