Meta 2 03/12/2009 - 15:41:02
Corregedoria cobra atualização do número de processos julgados
Unidades judiciárias precisam inserir com urgência seus dados no Sistema de Automação da Justiça

Malta Marques cobra atualização de dados sobre processos julgados Malta Marques cobra atualização de dados sobre processos julgados Caio Loureiro

     O corregedor-geral do Judiciário alagoano, desembargador José Carlos Malta Marques, determinou a imediata inclusão no Sistema de Automação da Justiça (SAJ) de informações relativas aos processos já julgados em unidades judiciárias onde houve a realização de mutirões com objetivo de atingir a Meta 2, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

     O desembargador Malta Marques ratifica os pontos positivos do esforço realizado em todo o Judiciário alagoano no sentido de cumprir a meta, mas reforça que somente através do correto lançamento dos dados no sistema informatizado é que será possível a produção de estatística precisa acerca do número de processos solucionados.

     “Sem a alimentação dos dados, o setor de Estatística não tem como fazer um levantamento preciso acerca dos resultados de cada unidade judiciária onde houve, por exemplo, Mutirões ou ações do Programa Integrar. A atualização faz parte do esforço para atingir a meta estipulada pelo Conselho Nacional de Justiça”, avisa o corregedor-geral José Carlos Malta Marques.

     Abelardo Braga, assessor chefe da Assessoria de Planejamento e Modernização do Judiciário (APMP), relembra que a informação relativa à conclusão do ato processual deve obrigatoriamente ser lançada no sistema, conforme ato normativo nº 20/2008, sob pena de responsabilização por parte da unidade judiciária.

     “Sem a recepção das informações por parte dos responsáveis pela unidade judiciária, encontramos dificuldades em produzir relatório preciso e atualizado sobre a quantidade de processos julgados a cada mês”, reforça Abelardo Braga.

     Ao solicitar urgência na atualização dos dados, a Corregedoria Geral do Judiciário alagoano comprova a necessidade de se ter noção, ainda esta semana, da situação do Tribunal de Justiça com relação ao cumprimento da Meta 2, que prevê até o dia 31 deste mês o julgamento de processos pendentes e que tinham sido originados até 31 de dezembro de 2005.