Esmal 08/03/2024 - 10:52:30
Mais de 60 pessoas celebram o feminino em Sarau de música e poesia na Esmal
3ª edição do 'UniVersos Delas: Evocando Liberdade' fez parte das comemorações do Mês da Mulher do TJAL

Numa tarde emocionante, entremeada de música, poesia e acolhimento, mais de 60 pessoas participaram, nesta quinta-feira (7), da terceira edição do “Sarau de Música e Poesia UniVersos Delas: Evocando Liberdade”. O evento, promovido pela Biblioteca Geral e pelo Centro de Cultura e Memória do Judiciário (CCM), fez parte das celebrações do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) pelo Mês da Mulher. 

Reunidos no Café Literário da Escola Superior da Magistratura (Esmal), mulheres, homens, servidores do Judiciário e público externo declamaram poesias de autoria própria ou de escritoras renomadas a fim de, por meio da arte, celebrar o feminino como símbolo de união e força.

 

Irina Costa e Mirian Alves abriram as celebrações do Sarau. Foto: Adeildo Lobo (Dicom/TJAL)

Para Mirian Alves, diretora da Biblioteca do Judiciário, o momento foi planejado para ” celebrar conquistas, mas também para reafirmar a luta por igualdade, liberdade, por direitos iguais para as mulheres”. 

Irina Costa, que é diretora do CCM, por sua vez, destacou que nesta terceira edição, o Sarau conseguiu ampliar ainda mais o seu público, com a presença de muitas pessoas que não fazem parte do Judiciário. 

“Recebemos muita gente de fora, pessoas que já têm um trabalho com poesia na nossa sociedade, uma diversidade muito grande de participantes”, observou. 


Ana Paula Melo foi uma das sorteadas e recebeu seu brinde de Luciana Omena, secretária especial da Presidência, e Mirian Alves. 

Nos intervalos das apresentações dos poemas, a cantora e compositora Fernanda Guimarães interpretou canções que provocaram reflexões sobre o papel da mulher na sociedade. Houve ainda sorteio de livros e outros brindes.

Ser mulher, ser amiga

Com a compreensão de que às vezes é necessário dar uma pausa na rotina dura de trabalho e obrigações para compartilhar momentos de mais leveza, especialmente com outras mulheres, a analista judiciária Rosana Barros escolheu um poema sobre a amizade feminina para declamar no sarau. 

“Muitas vezes romantizamos muito o amor de relacionamentos amorosos, de casal, mas esquecemos do amor de amiga, que é tão importante em nossas vidas. Somos estimuladas a não acreditar nessa amizade, mas, na verdade, nós celebramos esses encontros, as conquistas de nossas amigas”, analisou.


Poemas selecionados tinham como um  dos objetivos provocar reflexões sobre as lutas pelos direitos femininos.  Foto: Adeildo Lobo (Dicom/TJAL)

A produtora cultural Weldja Miranda, que prestigia o sarau desde sua primeira realização, refletiu sobre como o trabalho social da Esmal também é relevante para a emancipação feminina no estado. 

“Acho que o trabalho que a Esmal faz nas escolas, tanto com as palestras do Cidadania e Justiça quanto com eventos culturais como esse são muito importantes, especialmente no momento que a gente está passando”, ressaltou a produtora. 

O “3º Sarau de Música e Poesia UniVersos Delas: Evocando Liberdade” foi realizado pelo TJAL, por meio da Biblioteca Geral, do CCM e da Esmal, com o apoio da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis). 

Carolina Amancio - Ascom/Esmal 

imprensa@tjal.jus.br