PCJE homenageia mulheres que contribuem com ações de cidadania para estudantes
Celebração do 8 de Março destacou liderança e dedicação de doze parceiras do Cidadania
O Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) homenageou, nesta sexta-feira (8), doze “Mulheres que nos inspiram”. Elas foram escolhidas por terem se destacado no apoio ao programa no ano de 2023 e representam todos os que auxiliam para que as ações educacionais e sociais promovidas ao longo dos mais de 20 anos de existência do PCJE aconteçam.
A celebração ocorreu no Café Literário da Escola Superior da Magistratura (Esmal) e foi uma das iniciativas do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) para celebrar o Dia Internacional da Mulher.
De acordo com a juíza coordenadora do PCJE, Carolina Valões, as homenageadas são notáveis pela dedicação e liderança, características que geram transformação para as vidas de centenas de estudantes de escolas públicas e suas famílias.

Psicóloga Carolina Gomes palestrou sobre saúde e carga mental feminina. Foto: Maria Eduarda Baltar (Dicom/TJAL)
“Trouxemos aqui mulheres que deram uma contribuição ativa e especial para as atividades do nosso programa. Celebramos esse momento com muita música e também com um convite para que cada uma se conecte com sua história e sinta que é vista e ouvida por todas nós que fazemos parte do PCJE", explicou.
Durante o evento, que teve como tema a famosa frase da escritora francesa Simone de Beauvoir “Ninguém nasce mulher, torna-se mulher”, as convidadas acompanharam a apresentação da mestra em Psicologia Carolina Gomes Monteiro Souza. A profissional palestrou sobre saúde e carga mental feminina.
Mulheres e promoção da cidadania
Entre as homenageadas estava a secretária especial da Presidência do TJAL, Luciana Omena. A servidora destacou-se em 2023 por ter liderado transformações no projeto Natal Solidário, que pela primeira vez teve todas as cartinhas que crianças escreveram para os Papais e Mamães Noel do Judiciário acolhidas em apenas 48 horas.
“A gente está sempre engajado em fazer alguma campanha. Acredito que fazer o bem é retribuir. A gestão do TJAL estará sempre pronta para ajudar”, falou Luciana.
A parceria histórica entre o PCJE e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) também foi lembrada.

Juíza Carolina Valões, coordenadora do PCJE, conduziu as homenagens. Foto: Maria Eduarda Baltar (Dicom/TJAL)
Izaura Messerschmdit, vice-diretora da Escola Municipal Antídio Vieira, foi uma das homenageadas pela sua paixão pela educação e por viabilizar, sempre que possível, que as crianças e jovens de sua unidade expandam seus conhecimentos participando das palestras e outras ações do Cidadania.
“Sou muito grata por essa homenagem, no meio de tantas mulheres lutadoras, eu tenha sido uma das escolhidas. O PCJE é um programa maravilhoso que acompanho há anos e que me transformou tanto como pessoa quanto como gestora”, relatou.
Outra figura inspiradora em 2023 foi Fernanda Souto Maior , técnica pedagógica da Seduc. Ela desempenhou um papel crucial na implementação de projetos em conjunto com o PCJE, fortalecendo os laços entre as instituições, sempre em prol dos jovens atendidos.
“Foi uma surpresa receber esse presente do PCJE. Admiro demais o programa por tudo o que ele vem executando nessa parceria com a Seduc. Os estudantes são verdadeiramente tocados pelas ações do programa, que ajuda na criação de cidadãos críticos, reflexivos, atuantes. Seria muito bom se ainda mais escolas tivessem a sorte de caminhar ao lado desse programa tão necessário”, avaliou.
Homenageadas
A cerimônia contou com discursos emocionantes de reconhecimento acerca da importância dessas mulheres na construção de um futuro mais promissor, justo e equitativo. A plateia estava composta por membros da comunidade, educadores, autoridades, representantes da Semed, da Seduc e da Justiça alagoana.
Ao final da celebração, as doze mulheres foram agraciadas com placas de reconhecimento e flores, simbolizando a gratidão da comunidade por suas contribuições inestimáveis. A homenagem não apenas celebrou o passado, mas inspirou a todos a continuarem colaborando para criar um ambiente mais educado e acolhedor para as gerações futuras.

- Cleone Messias Barbosa- Professora de Educação Física, diretora geral da Escola Estadual Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes;
- Fernanda Souto Maior- Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, técnica da Secretaria Estadual de Educação;
- Izaura Messerschmidt de Souza - Pedagoga, pós-graduada em Formação para a Docência. Há 17 anos na Rede Municipal de Ensino de Maceió;
- Jeane Mendonça do Nascimento - Graduada em Letras, Especialista em Planejamento e Técnicas de Ensino; Professora da Rede Municipal de Ensino de Maceió desde 1995;
- Juliana Laís da Silva - Assistente social e diretora administrativa do Lar de Idosos São Vicente de Paulo e assistente social e assessora da Casa do Pobre de Maceió;
- Kyvia Elani Costa Rodrigues Quintino - Há 10 anos servidora da Esmal, atualmente trabalha no setor da Copa;
- Lívia Mattos - Juíza titular da 1° Vara de Porto Calvo; membro da Coordenadoria da Mulher; atual Coordenadora da Secretaria de Processamento Unificado (SPU), mestre em Direitos Humanos;
- Luciana Omena - Analista Judiciária e está exercendo o cargo de Secretária Especial da Presidência do TJAL. Atualmente lidera algumas campanhas sociais da Presidência. Tem 30 anos de Poder Judiciário e já trabalhou em diversos setores, no interior e no Fórum da Capital;
- Poliana Amorim- Psicóloga, Bacharel em Direito, Especialista em Gestão Pública, em Docência do Ensino Superior e Psicologia Jurídica. Funcionária Pública. Coordenadora CREAS do município de Flexeiras desde 2012. Atualmente também compõe a Equipe Multidisciplinar do Fórum de Joaquim Gomes. E voluntária do Programa Cidadania e Justiça na Escola;
- Tereza Cristina Tavares de Melo - Mãe do Túlio e da Marcelle, avó do Rudá, formada em Artes pelo CESMAC, Analista Judiciária, servidora do Tribunal de Justiça há 35 anos;
- Virgínia Moura Miller - Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará -UFC, Especialista em Educação Ambiental pela UFMT, Bióloga pela UFAL, Ambientalista, apaixonada por música e poesia, mãe de João Felipe e Raíssa.
Carolina Amancio - Ascom/Esmal
imprensa@tjal.jus.br













