Descomplicando o juridiquês: servidores da Justiça explicam mais termos jurídicos
Projeto do Tribunal de Justiça de Alagoas traz série de vídeos explicativos voltados à população; iniciativa segue diretrizes pela linguagem simples do CNJ
O novo episódio da série de vídeos Descomplicando o juridiquês já está disponível e traz novos termos jurídicos explicados de forma simples para o cidadão.
Nesta edição, os servidores Yuri Rodrigues, Elizabete Estrela, Suely Calheiros e Emília Cavalcanti, e o juiz João Paulo Martins explicam o que é audiência de instrução e julgamento, embargos, habeas corpus, perícia e ônus da prova, respectivamente.
O episódio 1 e o episódio 2 também estão disponíveis. A iniciativa segue as diretrizes do Pacto Nacional pela Linguagem Simples, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Linguagem simples
Segundo o juiz Rafael Casado, coordenador do Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), a iniciativa visa promover uma proximidade com o cidadão.
“O CNJ está desafiando o Judiciário a implementar essa linguagem simples para que possamos nos aproximar mais da sociedade, do jurisdicionado, e assim todos possam compreender e saber do que está se tratando”.
Inovação
A série de vídeos é uma iniciativa do Laboratório de Inovação do TJAL, o JustInova, e conta com o apoio da Presidência e execução da Diretoria de Comunicação (Dicom).
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL TL
imprensa@tjal.jus.br













