Mulher 12/03/2024 - 15:16:07
Coordenadora da Mulher do TJAL dialoga sobre violência doméstica em shopping da capital
Bate papo com colaboradores e lojistas foi promovido pelo Parque Shopping Maceió; diretora da Casa da Mulher alagoana também participou da ação

Juíza Eliana Machado conversou com colaboradores do Parque Shopping Maceió Juíza Eliana Machado conversou com colaboradores do Parque Shopping Maceió Foto: cortesia
Juíza dialoga sobre violência doméstica em shopping da capital

Engajadas em conscientizar cada vez mais pessoas no combate à violência contra a mulher, a juíza Eliana Machado, Coordenadora da Mulher do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e a servidora Paula Lopes, diretora da Casa da Mulher Alagoana dialogaram com 130 colaboradores do Parque Shopping Maceió, nesta terça-feira (12).

A ação foi promovida pelo Centro de compras com o objetivo de apresentar aos funcionários a campanha “Ei mulher, dê um basta”, criada pelo TJAL e abraçada pelos maiores shoppings de Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia.

Na oportunidade, a juíza Eliana Machado, coordenadora da mulher do TJAL, mostrou os materiais que serão distribuídos e fixados no Shopping a partir do dia 18 de março, início da campanha e discutiu o combate à violência de gênero e o papel daqueles funcionários em identificar e agir ao se depararem com situações dessa natureza.

“Neste primeiro momento conseguimos estreitar os laços com o Parque Shopping Maceió que nos convidou para conversar com seus colaboradores, mostrando que estão sensíveis e comprometidos com essa causa”, disse.

Para ela, iniciativas como esta fazem a diferença, pois já ativam um alerta e olhar observador para situações de violência que acontecem ao redor.

“A capacitação técnica desses colaboradores será realizada em maio e outubro, conforme calendário anexado no termo de cooperação que assinamos com todos os shoppings, porém com este bate papo já conseguimos abordar temas como igualdade de gênero e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher”, completou a magistrada.

A comandante da Patrulha Maria da Penha, tenente-coronel policial militar Márcia Danielli Assunção também conversou com os colaboradores e lojistas.

Campanha “Ei mulher, dê um basta”

O TJAL, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Patrulha Maria da Penha e os shoppings de maior circulação de pessoas do estado assinaram, na última sexta-feira (08), uma parceria que tem o objetivo de firmar uma cooperação mútua entre as partes para promover um ambiente seguro e educativo na sociedade em geral, visando a prevenção e erradicação da violência doméstica e familiar contra a mulher nestes espaços.

A partir desta parceria, serão realizadas campanhas educativas, implementação de programas específicos e capacitação dos colaboradores e seguranças, contribuindo para a conscientização e aplicação efetiva da Lei Maria da Penha e dos direitos humanos das mulheres.

A primeira ação será feita de forma simultânea, dos dias 18 a 22 de março, com disponibilização de local para atendimento ao público através de quiosque padronizado e adesivação em todos os shoppings centers, com distribuição de material e orientação ao público. 

Paula Lopes, juíza Eliana Machado e tenente-coronel Danielli estreitaram laços com shopping no combate à violência doméstica. Foto: cortesia.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - SD
imprensa@tjal.jus.br