Fernando Tourinho discute boas práticas e inclusão digital no Judiciário
Presidentes de Tribunais de Justiça participam de encontro no Rio de Janeiro; evento segue até sábado (16)
Presidentes dos Tribunais de Justiça durante encontro do Consepre. Foto: TJRJ
O X Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) teve início nessa quarta (13) e segue até sábado (16), no Rio de Janeiro. Fernando Tourinho, chefe do Judiciário alagoano e vice-presidente de tecnologia e inovação do Conselho, participa do evento, que vai discutir boas práticas, cooperação entre tribunais e inclusão digital.
Os participantes foram recebidos pelo presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Cardozo. "Esta é uma ocasião singular para debatermos experiências, compartilharmos desafios e buscarmos, conjuntamente, soluções para os dilemas que enfrentamos", destacou.
O presidente do Consepre, desembargador Carlos França, ressaltou a importância das boas práticas dentro do Judiciário. "Vamos levar para nossos estados, após o evento, as experiências que deram certo em outros tribunais. A troca de ideias serve de engrandecimento para o Poder Judiciário. Essa parceria entre os tribunais é fundamental e quem ganha é a sociedade".
Acompanham o presidente do TJAL os juízes auxiliares Rafael Casado e João Paulo Martins, além da secretária especial da Presidência, Luciana Omena, e da chefe de gabinete Mariá Tenório.
Programação
Nesta quinta (14), a partir das 9h30, está prevista palestra do ministro Luis Felipe Salomão, sobre os desafios do Poder Judiciário no novo milênio. Às 10h45, o jornalista Merval Pereira fala sobre imprensa e justiça. As palestras da tarde devem discutir gestão, inclusão digital e cooperação entre tribunais.
Na sexta (15), os desembargadores terão reunião com o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Também será elaborada a Carta do Rio de Janeiro, com enunciados aprovados pelos participantes.
No sábado (16), a partir das 9h, ocorre reunião preparatória para o XI encontro do Consepre.














