Sistema Prisional 14/03/2024 - 11:40:42
1ª Vara Criminal da Infância e Juventude promove audiências no sistema socioeducativo
Ciclo de audiências concentradas analisa o cumprimento da internação ou semiliberdade, decidindo sobre sua continuidade ou adaptações

Primeiro ciclo de audiências concentradas deste ano analisou 34 processos. Primeiro ciclo de audiências concentradas deste ano analisou 34 processos. Foto: cortesia.

A 1ª Vara Criminal da Capital da Infância e Juventude concluiu, nesta quinta (14), o primeiro ciclo de audiências concentradas deste ano, no Sistema Socioeducativo de Maceió. Foram analisados 34 processos.

As audiências foram conduzidas pelos juízes Leandro Folly e Vinícius Garcia, que analisaram o cumprimento da internação ou semiliberdade dos socioeducandos,  decidindo sobre a necessidade de sua continuidade ou adaptações. 

Segundo Vinícius Garcia, juiz auxiliar da 1ª Vara Criminal da Capital, durante as audiências são ouvidos o socioeducando, seu responsável legal ou familiar e a equipe multidisciplinar.

“Ao final, há decisão sobre a necessidade de continuidade da medida imposta e adaptações para o melhor desenvolvimento dos adolescentes e jovens nos aspectos psicológico, social e educacional”, explicou.

Acompanhamento individualizado

Os adolescentes que deixam a internação ou semiliberdade serão encaminhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que fará o acompanhamento da medida de liberdade assistida e da prestação de serviços à comunidade.

Já para aqueles que tiveram a medida extinta, há a opção de programa de acompanhamento pelo pós-medida, com intervenção para aprimorar a reinserção social dos adolescentes.

Vinícius Garcia destacou a importância do acompanhamento individualizado dos menores. “As audiências concentradas promovem a aproximação dos atores envolvidos na execução de medidas, permitindo melhor avaliação da situação individualizada dos socioeducandos”.

O desembargador Celyrio Adamastor, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário (GMF) acompanhou os trabalhos da vara. Também participaram da ação o defensor público Fábio Passos e a promotora de justiça Marília Cerqueira, além de integrantes das equipes técnicas e da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese).


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - TL

imprensa@tjal.jus.br