'Ei mulher, dê um basta': TJAL capacita funcionários do Shopping Pátio Maceió
Juízas da Coordenadoria da Mulher e policiais da Patrulha Maria da Penha falaram sobre prevenção à violência doméstica e como agir nestes casos
Juíza Eliana Machado capacita funcionários do shopping para saberem agir em situações de violência doméstica. Foto: Caio Loureiro
A campanha “Ei Mulher, dê um basta”, de iniciativa do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), teve início nesta segunda-feira (18) com capacitação para funcionários do Shopping Pátio Maceió reconhecerem possíveis casos de violência doméstica contra a mulher e saibam como agir.
As juízas Eliana Machado e Lívia Mattos da Coordenadoria da Mulher, e integrantes da Patrulha Maria da Penha conduziram o treinamento. A magistrada Natália Castro também esteve presente no primeiro da campanha.
Tipos e ciclo de violência, rede de proteção e conceitos relacionados à lei Maria da Penha e feminicídio foram abordados no treinamento. Além disso, os funcionários aprenderam o passo a passo e contatos do fluxo da rede e a importância da denúncia, sendo eles peças importantes de proteção à mulher que circula nesses espaços.
Eliana Machado, coordenadora da Mulher do TJAL, enfatizou que é importante conscientizar e dar às mulheres que sofrem violência a porta de saída deste ciclo.
“Esperamos evitar a escalada da violência desse espaço de lazer e que tenhamos os shoppings centers como parte efetiva e perene da rede de proteção à mulher”, ressaltou.
O superintendente do shopping, Diogo Linhares, afirmou que o bem-estar de todos os públicos é prioridade.
“Participar e promover campanhas como essa ajudam na conscientização, prevenção e contribuição para uma sociedade melhor, além de reforçar a importância de um tema que merece máxima atenção”, ressaltou.
Como agir
Cammylla Marques e Geraldo Ferreira, policiais militares integrantes da Patrulha Maria da Penha, explicaram de maneira prática como os funcionários podem agir caso percebam situações deste tipo dentro do shopping.
Segundo a policial, em situações desta natureza, o funcionário deve entrar em contato imediatamente com a polícia para realizar a denúncia.
“Se a violência estiver acontecendo naquele momento, o funcionário deve chamar a equipe de segurança do shopping para entrar em contato com o 190 e solicitar uma viatura policial. Nesse caso, o segurança pode imobilizar o agressor até a chegada da guarnição policial e levar a vítima para uma sala em que possa ser acolhida”, explicou.
A policial Cammylla Marques ainda pontuou que em situações que a violência não esteja acontecendo naquele momento, o contato para denúncias é o número 181.
“Caso um colaborador perceba que uma funcionária está sofrendo violência doméstica ou familiar, é importante acolhê-la sem julgamentos e caso ela não tenha coragem de denunciar, realizar a denúncia anônima para o 181. Precisamos lembrar que em briga de marido e mulher, a gente salva a mulher”, completou.
No Shopping Pátio Maceió, mulheres que estejam precisando de ajuda por estarem sofrendo violência podem se dirigir ao SAC. Lá elas serão acolhidas e receberão orientações da equipe do shopping, que poderá, inclusive, acionar a polícia.
Campanha
Os maiores shoppings de Alagoas disponibilizarão a partir da próxima terça-feira (19) totens, cartazes em toaletes, adesivos e folders para mulheres que transitam nesses espaços.
O objetivo da ação é conscientizar e incentivar cada vez mais mulheres a saírem do ciclo de violência, evitando tragédias como o feminicídio. Cronograma de ações se estenderá até novembro com capacitações e ações de divulgação e marketing.
Como parte da campanha, treinamentos acontecerão também no Maceió Shopping, no Parque Shopping, no Partage Arapiraca e no Shopping da Vila.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - SD
imprensa@tjal.jus.br













