Meio Ambiente 20/03/2024 - 11:11:36
Feira Agroecológica do TJAL vende produtos saudáveis e incentiva empreendedorismo
Feira vai até 15h, na Praça Deodoro; produtos artesanais, frutas, hortaliças, mel e outros alimentos naturais podem ser adquiridos

Mirtes trabalha com a venda de licores e participou da feira agroecológica do TJAL. Mirtes trabalha com a venda de licores e participou da feira agroecológica do TJAL. Foto: Caio Loureiro

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) promove, nesta quarta (20), mais uma feira agroecológica, na Praça Deodoro, no Centro de Maceió. Aberta ao público, a feira segue até as 15h, com a venda de alimentos orgânicos e produtos artesanais.

O projeto "Famílias Atípicas Empreendedoras" se fez presente na feira com os produtos artesanais de Priscila Silva. A empreendedora é mãe de três filhos, sendo um deles atípico.

Há dois anos, Priscila faz crochê em fio de malha e produz bolsas, chapéu, tapetes, chaveiro, entre outras mercadorias. "Ajuda na renda e traz uma autoestima muito grande", disse.

O projeto é formado por 178 famílias que são compostas por pessoas com deficiência, majoritariamente autistas. O resultado das vendas é em prol dessas famílias que necessitam de renda extra para cuidados específicos.

Outra novidade trazida na feira foi a venda de licores de amarula, doce de leite e cravo e canela, além de cachaças e outros produtos artesanais. Mirtes Ana é sócia de uma mãe que integra o projeto de famílias atípicas.

A artesã trabalha com o negócio e ficou feliz com a possibilidade de divulgar seu trabalho. "Acho muito bom trazer os produtos para a feira, assim a gente pode divulgar mais e ter uma renda extra".

A feira também promove a inclusão alimentar para quem tem intolerância ou algum tipo de restrição alimentar. A feirante Mariana Lima trabalha com laticínios veganos, sem glúten e sem lactose, como queijos cremosos, maionese e doces.


Servidoras do TJAL aproveitaram a feira na Praça Deodoro para comprar produtos naturais. Foto: Caio Loureiro


Também estão disponíveis para a venda frutas, hortaliças, geleias, pães, biscoitos, mel, entre outros produtos trazidos por cooperativas de pequenos agricultores familiares.

A ação é promovida pelo Núcleo Socioambiental e pela Comissão Ambiental do TJAL, via Eco Rede da Justiça, que também envolve outros Tribunais. Participam ainda a Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri) e a Cooperativa Financeira Sicredi. 

Carol Neves - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br