 Valdinete dos Santos, durante coleta das impressões digitais. Foto: Niel Rodrigues
									Valdinete dos Santos, durante coleta das impressões digitais. Foto: Niel Rodrigues  
								 
										
							
							
													
																 
												
													
										
							
				
										
									  				  				  				  				  A auxiliar de serviços gerais Valdinete dos Santos reside no povoado São Bento, em Maragogi, e aproveitou a 3ª campanha do Registro Para Todos para expedir a segunda via de identidade. “A antiga estava fora da validade, porque eu tirei quando tinha 17 anos e até hoje não tinha conseguido tirar outra. O serviço foi muito bom”, disse. 
Ela e outros moradores das zonas urbana e rural do município saíram cedo de casa para garantir documentos e serviços diversos durante a ação promovida pelo Judiciário alagoano e parceiros. Quem também não perdeu tempo foi a senhora Maria de Freitas, moradora do Assentamento Lemos, também em Maragogi.
“Eu vim atualizar o cartão de vacina, tirar outro registro e atualizar o CPF, tudo de forma gratuita. Eu estou muito bem feliz, graças a Deus, porque eu ia ter que esperar esse registro e ter que pagar por ele. E aqui foi rapidinho e ótimo! Agora vou esperar o registro em Maragogi ou Barra Grande”, comentou.
Senhora Maria de Freitas atualizou o cartão de vacina. Foto: Niel Rodrigues
Atualmente, com os sistemas integrados e cartórios informatizados, é possível consultar dados de atos praticados em todas as serventias do Brasil, a partir da Central de Informações do Registro Civil (CRC). O serviço eletrônico facilitou a confirmação de documentos em vários estados, como Pernambuco, Bahia, São Paulo, Paraíba e Rio de Janeiro.
Moradores do Conjunto Adélia Lira ‘Grota’, em Maragogi, Paula Félix Guedes e Daniel Gilberto também atualizaram os documentos deles e da filha.
“Isso é um fato histórico, porque tem muitas pessoas que vivem aqui, em Maragogi, que não têm nem documento, não têm registro, não têm nada. Eu tirei a segunda via da identidade porque a primeira estava horrível, não dava nem pra ler o nome direito”, disse Daniel, que emitiu certidão de nascimento para fazer a identidade, que estava rasurada há cinco anos.
“Eu estava lutando há muito tempo para fazer o novo registro, tanto o meu quanto o da minha filha, para ela poder tirar a identidade dela porque ela tem necessidades especiais. Mas não conseguimos a identidade dela, por conta do registro. O meu chegou e agora só falta o dela. Eu estou aliviada, porque é um custo a menos”, comentou Paula.
Paula e Daniel com as certidões de nascimento. Foto: Niel Rodrigues
Durante a campanha, foram ofertadas primeira via do registro civil, segundas vias de certidões de nascimento, casamento e de óbito, carteira de trabalho, carteira de identidade (RG), CPF, inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), além de cadastro e emissão do cartão do SUS e vacinação.
Idealização e parcerias
A 3ª edição da campanha Registro Para Todos foi idealizada pelo Corregedor-Geral, Des. Domingos Neto, e coordenada pelo juiz auxiliar Anderson Passos, com o apoio das servidoras Maria Gabriella Ramos Dias, Marcella Branco Maranhão e Samyane Peixoto.
A campanha contou com a parceria da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/AL) e cartórios de registro civil de pessoas naturais de Maragogi, além da Superintendência Regional, do Instituto de Identificação, da Receita Federal e das secretarias de Assistência Social e de Saúde do município.
Em 2023, a Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas garantiu registros civis e serviços de saúde em Delmiro Gouveia e em Penedo. Nas duas cidades,  2.902 pessoas foram atendidas.
Niel Rodrigues - Ascom CGJAL
imprensacgj.al@gmail.com