Infância e Juventude 25/03/2024 - 14:02:40
Juiz Ygor Figueirêdo reforça importância da atuação conjunta em prol da primeira infância
Magistrado integra comitê estratégico que congrega instituições públicas e membros da sociedade civil; primeira reunião do grupo ocorreu nesta segunda (25)

Juiz Ygor Figueirêdo destacou atuação do Comitê Intersetorial da Primeira Infância. Juiz Ygor Figueirêdo destacou atuação do Comitê Intersetorial da Primeira Infância. Foto: Adeildo Lobo

O juiz Ygor Figueirêdo, coordenador da Infância e Juventude do Judiciário de Alagoas, reforçou a importância de as instituições atuarem de forma conjunta em prol da primeira infância. O magistrado discutiu o assunto em reunião no Palácio do Governo, nesta segunda (25).

"As crianças de zero a seis anos precisam ser tratadas com prioridade absoluta, como estabelece a Constituição. Começamos com parcerias bilaterais e agora foi feita uma articulação maior para trabalharmos de forma estratégica", afirmou.

A primeira infância é importante, destaca o juiz, porque é nessa fase que as crianças estão formando sua personalidade e têm a sua potencialidade em desenvolvimento.

"Nós, do Tribunal de Justiça, temos diversas ações estimulando os processos de adoção para serem mais céleres. E há ações em conjunto, por exemplo, com o Executivo para divulgação da entrega legal para adoção e prevenção da violência na primeira infância. Estamos imbuídos e vamos continuar trabalhando juntos em prol das crianças", pontuou o juiz, que integra o Comitê Estratégico Intersetorial da Primeira Infância.

O comitê, que congrega instituições públicas e representantes da sociedade civil, teve sua primeira reunião nesta segunda (25). No encontro, aberto pela secretária de Estado da Primeira Infância, Paula Dantas, o grupo discutiu o cronograma de trabalho, o regimento interno e a elaboração do Plano Estadual pela Primeira Infância.

"Nosso objetivo é entregar o plano neste ano. Ele vai trazer as ações prioritárias e as metas a serem cumpridas, seguindo o Marco Legal pela Primeira Infância", explicou a secretária. O documento valerá por dez anos e elencará eixos prioritários como saúde, educação, convívio familiar e social, entre outros.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br