Prevenção e enfrentamento ao assédio são temas de aula em formação para novos juízes do TJAL
Turma de magistrados empossados em janeiro de 2024 é a primeira a ter a formação a respeito do assunto em disciplina específica
Servidora Andrea Santa Rosa ministrou aula para juízes em curso de formação inicial que acontece na Esmal desde janeiro, Foto: cortesia
Os novos juízes que participam de curso de formação na Escola Superior da Magistratura (Esmal), tiveram, na segunda-feira (18), aula sobre a política do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) de prevenção e enfrentamento do assédio moral, do assédio sexual e da discriminação.
Ministrada pela servidora Andrea Santa Rosa, integrante da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do TJAL, essa foi a primeira vez que o tema foi incluído como uma disciplina específica durante a integração de novos magistrados ao Judiciário alagoano.
De acordo com ela, como o assunto é muito abrangente, as quatro horas de aula foram conduzidas de forma prática, apresentando conceitos básicos, os efeitos do assédio, condutas que configuram o assédio, condutas que não configuram o assédio, o que cada indivíduo pode fazer para evitar que cenários de assédio venham a acontecer.
"Essa interação inicial com os novos juízes foi altamente produtiva, um convite à reflexão. Como futuros gestores de unidades, é essencial que estejam preparados para lidar com essas situações, compreendendo os instrumentos disponíveis para auxiliá-los", ponderou Andrea.
Com essa iniciativa, o TJAL demonstra seu compromisso com a promoção de um ambiente de trabalho saudável e respeitoso, reforçando a importância da prevenção e do enfrentamento ao assédio em todas as esferas da sociedade.
Carolina Amancio - Ascom/ Esmal
imprensa@tjal.jus.br













