PCJE apresenta planejamento de 2024 para secretarias de educação do Estado e de Maceió
Reunião ocorreu nesta quinta-feira (4), na Esmal, com presença de representantes das 12 escolas parceiras desse ano
Foto: cortesia
O Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) apresentou, nesta quinta-feira (4), o seu plano de atividades para 2024. Dessa forma, representantes das escolas públicas que serão atendidas esse ano compreenderam melhor o que será abordado no período letivo, que terá como tema “Educar sobre os direitos e deveres: o Judiciário atuando na formação do cidadão”.
Durante o encontro, que ocorreu na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), a juíza Carolina Valões, coordenadora do PCJE, destacou que a reunião é necessária para gerar previsibilidade para as equipes parceiras do programa.
“O PCJE tem uma série de ações e projetos que serão desenvolvidos em 2024 e, como há uma mudança anual de escolas atendidas, é necessário que convidemos os representantes das instituições de ensino e das secretarias para que eles possam conhecer e entender melhor as ideias”, afirmou a magistrada.
Já Tayse Roque, coordenadora técnica geral de programas e projetos na escola da Secretaria Municipal de Educação (Semed), explicou que as ações criadas pelo programa ajudam os estudantes a serem agentes transformadores da sociedade.
“Os alunos que participarem destes projetos terão seus conhecimentos ampliados sobre diversos temas importantes, como seus direitos e deveres na sociedade e isso contribui com a formação de pessoas mais conscientes”, enfatizou a servidora.
Além de Tayse Roque e Carolina Valões, participaram do encontro a representante da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Claúdia Oliveira, e as servidoras do PCJE Ana Valéria Pitta, Jeanne de Cássia Omena, Luzia Rodrigues e Conceição Marques.
O violinista Tércio Smith fez uma apresentação musical para recepcionar os profissionais da educação.
Ideias debatidas na reunião
O PCJE em 2024 tem como objetivo desenvolver e fortalecer o direito à informação junto aos estudantes, para que a cidadania seja exercida plenamente numa sociedade democrática, de maneira a torná-los agentes ativos do conhecimento compartilhado.
Tendo em vista esta perspectiva, as servidoras do programa explicaram para a comunidade escolar que ao longo do ano estão previstas atividades como palestras, exibição de filmes, Concurso de Redações, projeto Adote um Idoso, visita à Biblioteca Pública, projeto Praça Literária, caminhada ecológica, entre outros.
Escolas parceiras do PCJE em 2024
Rede municipal de Maceió - Prof. Antídio Vieira, Dr. José Haroldo da costa, João Sampaio, Pompeu Sarmento, Silvestre Péricles e Zumbi dos Palmares;
Rede estadual - Prof. Mário Broad, Princesa Isabel, Profa. Anaías de Lima Andrade, Dr. Ederson dos Santos Bernardes, Prof. José da Silva Camerino e Prof. Edmilson de Vasconcelos Pontes.
Douglas Henrique – Ascom/Esmal
imprensa@tjal.jus.br













