Conciliação 10/04/2024 - 14:55:33
TJAL realiza curso para facilitadores de construção de paz em Arapiraca
Conciliadores e mediadores, servidores e voluntários de unidades parceiras que desenvolvem atividades junto a Justiça Restaurativa participam do encontro

25 pessoas participam do curso de formação de facilitadores de construção de paz em Arapiraca. 25 pessoas participam do curso de formação de facilitadores de construção de paz em Arapiraca. Foto: cortesia

Mediadores e conciliadores de Arapiraca participaram, nos dias 08 e 09 de abril, do curso de formação de facilitadores de círculo de construção de paz nos moldes de Kay Pranis. Servidores do Poder Judiciário alagoano e voluntários de unidades parceiras que desenvolvem atividades junto a Justiça Restaurativa participaram do encontro.

Professores do curso de psicologia e de direito da Faculdade Cesmac do Agreste, representantes da OAB de Arapiraca e um grupo de professores da Escola Estadual de tempo Integral Izaura Antônia de Lisboa (EPIAL), participaram do curso.

A turma é composta por 25 pessoas que ainda terão dois encontros nos dias 18 e 26 de abril, além de aula pratica.

Cultura de paz nas escolas

Valkiria Malta, coordenadora do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos de Arapiraca (Cejuscs) e  coordenadora do curso, explicou que o projeto começará a ser desenvolvido na comunidade escolar.

“A Justiça Restaurativa aplicada na ambiência escolar visa não apenas à transformação de conflitos, mas, primordialmente, o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento do senso de pertencimento e de autorresponsabilização de todos os integrantes da comunidade", disse

A servidora completa que “essas técnicas de círculos restaurativos também serão trabalhadas no presídio do Agreste e para algumas unidades criminais de Arapiraca”.

O curso foi ministrado pela servidora Moacyra Rocha, Supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

Moacira enfatizou que o curso vem "para promover a cultura de paz nas escolas em Arapiraca e, por via de consequência, diminuir a violência, principalmente a estrutural".

O juiz José Miranda, coordenador do Cejusc de Arapiraca e Coordenador da Justiça Restaurativa, esteve presente na abertura do curso. 

Este curso é de iniciativa do Nupemec seguindo as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça em busca promover a pacificação da sociedade através de métodos adequados  de resolução do conflitos.


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - SD