Juiz Sandro Augusto palestra sobre audiência de custódia para 200 policiais em formação
Evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (15), na sede da Esmal
O juiz Sandro Augusto, do Poder Judiciário alagoano, palestrou, nesta segunda-feira (15), na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), sobre o tema “Audiência de Custódia” para cerca de 200 policiais que estão fazendo o curso de formação de praças da Polícia Militar (PMAL).
Segundo o magistrado Sandro Augusto, que atua na 17ª Vara Criminal da Capital, a palestra explicou aos policiais sobre os mecanismos da audiência de custódia e a necessidade da interlocução entre os diferentes órgãos.
“No calor dos acontecimentos, os policias têm dificuldades para entender os procedimentos do Poder Judiciário e as instituições às vezes ficam encasteladas, cada uma no seu lugar, e é importante haver essa troca de ideias e situações para que eles compreendam o mecanismo e como o todo funciona”, destacou o juiz.

Policiais assistindo a palestra sobre audiência de custódia; créditos: Douglas Henrique
A policial, na condição de aluna soldado, Grazielly Farias, afirmou que a aula ajudou a compreender um assunto que sempre está presente na atividade profissional. “A palestra contribuiu bastante porque nos deu embasamento jurídico sobre como fazer o encaminhamento dos presos até uma audiência de custódia”, concluiu a espectadora do evento.
Durante a palestra, foram abordados temas como requisitos de prisão, cultura de encarceramento, banalização de prisão provisória, tempo de custódia, respeito à tramitação processual, entre outros.
Douglas Henrique - Ascom/Esmal
imprensa@tjal.jus.br













