Semana da Conciliação registra mais de 280 acordos homologados
Evento durou uma semana e beneficiou Varas Cíveis e Criminais da Capital e interior
Semana da Conciliação registrou mais de 280 acordos e um percentual de 57.5% de conciliações Caio Loureiro (Dicom/TJ)
Foram 497 audiências de conciliação realizadas, 1537 pessoas atendidas, mais de R$ 430 mil em valores homologados e 286 acordos. Esse é o saldo da Semana Nacional da Conciliação em Alagoas, evento promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que aconteceu entre os dias 07 e 11 de dezembro, nas Varas Cíveis e Criminais da Capital e nas comarcas do interior.
Mas, segundo a juíza Fátima Pirauá, coordenadora do Movimento pela Conciliação em Alagoas, o percentual de 57.5% de acordos tende a subir, pois alguns números das comarcas do interior ainda não foram repassados para a Central de Conciliação em Maceió. “Uma das nossas maiores dificuldades foi a ausência das partes nas audiências. Das mais de 740 audiências designadas, apenas 497 aconteceram, o que mostra esse alto percentual de faltas”, registrou a magistrada.
Nas Varas Criminais, 26 audiências de conciliação foram designadas e 17 delas chegaram a se realizar. O evento contou com a participação de 60 magistrados, 133 conciliadores e 456 colaboradores.
“Estamos felizes com o resultados, pois é aos poucos que se implanta na mentalidade das partes e dos operadores do Direito a importância da conciliação para a solução célere dos conflitos e para o melhor funcionamento do Judiciário”, comemorou a juíza Fátima Pirauá.













