Presidência 22/04/2024 - 18:51:17
TJAL recepciona demandas da Associação de Advogadas Mulheres
Presidente Fernando Tourinho destacou que pedidos da última reunião foram atendidos pelo Judiciário

Presidente Fernando Tourinho esclareceu que demandas solicitadas anteriormente foram atendidas. Foto: Adeildo Lobo Presidente Fernando Tourinho esclareceu que demandas solicitadas anteriormente foram atendidas. Foto: Adeildo Lobo

O presidente e o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargadores Fernando Tourinho e Orlando Rocha, ouviram, nesta segunda (22), as demandas da Associação de Advogadas Mulheres de Alagoas (Amada).

A presidente da Amada, a advogada Anne Caroline Fidelis, explicou que na última reunião com o presidente do TJAL, realizada em dezembro de 2023, foram apresentadas algumas demandas da entidade que já foram atendidas.

“Naquela oportunidade trouxemos algumas pautas importantes, a exemplo da questão das custas judiciais, segurança, da importância da flexão de gênero nos sites e nos demais instrumentos do TJAL, temos alguns encaminhamentos muito importantes e ficamos muito felizes. Hoje, nós também trouxemos como pauta a segurança no Fórum do Barro Duro”, comentou.

A Amada havia solicitado capacitação de servidores sobre o protocolo de julgamento com perspectiva de gênero, pagamento de custas por meio de cartão de crédito e de forma parcelada, além de implantação de linguagem inclusiva no e-Saj.

De acordo com o presidente Fernando Tourinho, essas demandas já foram atendidas pelo Poder Judiciário. “Por exemplo, o pagamento de custas por meio do cartão de crédito já é viável, já temos no nosso Código de Normas”, falou.

Somente no ano passado, o Judiciário promoveu mais 100 horas de formação para magistrados e servidores que englobam julgamentos referente a casos de violência doméstica contra mulher e assédio moral, sexual e discriminação.

No próximo dia 15 de maio, terá início curso EaD com 120 horas de aula sobre atendimento às vítimas de violência doméstica com perspectiva de gênero e fluxo procedimental.

Reunião com as advogadas foi realizada na Presidência do TJAL. Foto: Adeildo Lobo

Durante a reunião, o desembargador Fernando Tourinho também revelou que o edital de licitação para aumentar o número de câmeras de segurança está em andamento e explicou que todas as unidades judiciárias do estado contam com militares, sejam da ativa ou da Guarda de Segurança Institucional (GSI), e equipamentos de segurança.

“Estamos investindo nos nossos militares, na aquisição de equipamentos como pórticos de segurança, detectores de metais e fizemos licitação para compra de sistema de monitoramento de todo o Judiciário. Segurança pública não é uma coisa fácil, nós temos que melhorar sempre” esclareceu o presidente.

O juiz auxiliar da Presidência do TJAL, Antônio Rafael Casado, e a chefe de Gabinete da Presidência, Mariá Tenório, também participaram da reunião.


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - RF
imprensa@tjal.jus.br