TJAL capacita mais de 30 servidores para usar o Sistema Nacional de Adoção
Cadastros mais atualizados e consistentes tendem a diminuir tempo de permanência de crianças e adolescentes em abrigos
Foto cedida. Servidores que atuam na região Agreste de Alagoas fizeram o curso.
Mais de 30 servidores do Tribunal de Justiça e Alagoas (TJAL) participaram de curso prático de utilização do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) e do Painel de acompanhamento de processos de guarda, destituição do poder familiar e adoção. A formação teve como objetivo capacitar servidores para alimentar o sistema de forma mais eficaz, gerando cadastros mais consistentes e atualizados. A formação foi ministrada nos dias 25 e 26 de abril, no Laboratório de Informática do Cesmac Agreste.
De acordo com José Hamilton Ramos Azevedo, secretário-executivo da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), que conduziu o curso, essa conduta contribui para a redução do tempo de permanência das crianças em abrigos e, consequentemente, acelera o processo de formação de novas famílias. 
José Hamilton Ramos Azevedo, da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJAL, ministrou as aulas. Foto cedida.
Lançado em 2019, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o SNA unifica informações fornecidas pelos Tribunais de Justiça brasileiros referentes aos acolhimentos institucional, familiar e à adoção, assim como dados sobre pretendentes nacionais e estrangeiros aptos à adoção. No âmbito do Judiciário estadual, o sistema é gerenciado pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJAL.
Carolina Amancio – Ascom/Esmal
imprensa@tjal.jus.br













