Campanha do CNJ garante cidadania aos maceioenses
Documentos gratuitos estão sendo emitidos na Escola Paulo Henrique Costa Bandeira, no Benedito Bentes, até esta terça (14)
A vendedora ambulante Cícera Machado da Silva chegou com o registro de nascimento rasurado e apresentou a um dos representantes dos cartórios extrajudiciais parceiros da campanha ‘Registre-se!’, que ocorre na Escola Municipal Paulo Henrique Costa Bandeira, no Benedito Bentes, em Maceió. As poucas informações do documento foram suficientes para ela conseguir uma nova certidão de nascimento.
“O dinheiro que seria para tirar essa segunda via vai ser usado para colocar comida dentro de casa. Esse atendimento foi ótimo e estou muito feliz, porque essa oportunidade vai melhorar e muito na minha vida. Amanhã eu volto para tirar a identidade, se Deus quiser”, afirmou.

Cícera Maria Machado atualizou a certidão de nascimento. Foto: Sâmara Souza

Maria Arlene dos Santos após receber a segunda via do registro de nascimento. Foto: Sâmara Souza
Quem também procurou a campanha foi o motoboy Paulo Henrique Mendes de Oliveira. “Vim tirar a identidade, porque já tinha um bom tempo eu estava sem. Eu estava usando apenas a CNH e como antes eu não tive tempo de tirar, aproveitei a oportunidade que Deus me deu; e consegui. Foi muito rápido, gostei bastante do serviço\", ratificou.

A segunda edição da campanha também vai ofertar documentos gratuitos à população carcerária, em Maceió, na quarta-feira (15), e aos indígenas, em Palmeira dos Índios, nos dias 16 e 17 de maio.
A campanha “Registre-se!” é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL) e Presidência do Tribunal de Justiça (TJAL) e tem como foco ampliar o acesso à documentação básica às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Também são parceiros da II Semana Nacional do Registro Civil as Prefeituras de Maceió e Palmeira dos Índios, o Instituto de Identificação, a Receita Federal em Alagoas, a Superintendência Regional do Trabalho, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/AL) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Ascom CGJAL
imprensacgj.al@gmail.com













