Presidência 22/05/2024 - 11:58:10
Doações do TJAL beneficiam pessoas vulneráveis em Maceió e Barra de Santo Antônio
Quase 730 peças de roupas e sapatos foram entregues, nesta quarta (22), a duas instituições; iniciativa é da Secretaria Especial do TJAL

Doações do Judiciário foram destinadas a mulheres em Barra de Santo Antônio. Doações do Judiciário foram destinadas a mulheres em Barra de Santo Antônio. Foto: Adeildo Lobo

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) doou, nesta quarta (22), quase 730 peças de roupas e sapatos a duas instituições que acolhem pessoas vulneráveis, na Barra de Santo Antônio e em Maceió. Os itens foram doados por magistrados e servidores para a campanha "Mães que vestem outras mães".

Na Barra de Santo Antônio, as roupas e sapatos foram entregues ao Instituto Dr. Celyrio Adamastor Barreto Accioly, que funciona há dois anos e atende famílias carentes da região.

"Ofertamos sopa todos os sábados, serviços médicos e trabalhamos com 65 crianças e adolescentes que participam de uma banda de fanfarra. Essas roupas vão auxiliar por demais a comunidade", disse a presidente do instituto, Eurides Accioly.

Para a dona de casa Andréa Araújo, de 48 anos, a iniciativa do TJAL é valiosa. "Temos aqui uma comunidade carente, que precisa de muita ajuda".


Andréa Araújo é uma das assistidas pelo Instituto Dr. Celyrio Adamastor Barreto Accioly. Foto: Adeildo Lobo


Em Maceió, os itens foram doados à Casa Betânia, que funciona na Cidade Universitária e acolhe, atualmente, 24 mulheres que tentam superar o vício em álcool e outras drogas. "Essas doações são fundamentais para a qualidade de vida delas. Muitas chegam aqui só com a roupa do corpo", contou a assistente social Lilian Almeida.

Ao todo, a campanha "Mães que vestem outras mães" arrecadou 1.800 peças. A ação foi uma iniciativa da Secretaria Especial da Presidência do TJAL.

De acordo com a secretária especial Luciana Omena, o objetivo do Tribunal é estar mais próximo da população. "O Judiciário, nesta gestão, está tentando se aproximar mais da sociedade. Não estamos apenas preocupados com o número de processos, de sentenças, mas também em ajudar um pouco essas pessoas vulneráveis que existem no estado", afirmou.

Luciana Omena tem acompanhado as doações. Nessa terça (21), foram entregues cerca de 800 peças ao projeto "Movimento dando as mãos", no Vale do Reginaldo, e ao Grupo Espírita Amor e Esperança (Geame), na Vila Emater. A última entrega será nesta quinta (23), no Instituto Mamães Corujas, no Benedito Bentes. 

"A gente acompanha para ver de perto as instituições e saber como trabalham. Elas realmente precisam do nosso apoio", reforçou.


Secretária especial Luciana Omema acompanhou a entrega das doações na Barra de Santo Antônio. Foto: Adeildo Lobo

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br