Adoção 24/05/2024 - 13:26:52
“Independente de ter gerado ou não, me sinto absolutamente mãe”, conta Nadir, mãe de Aretha
Nadir Pereira adotou a pequena Aretha quando ela tinha 1 ano e 3 meses; conhecimento é o melhor caminho para adotar, destacou a mãe durante 13º Encontro Estadual de Adoção

Nadir prestigiou exposição e roda de conversa desta edição do Encontro Estadual de Adoção. Nadir prestigiou exposição e roda de conversa desta edição do Encontro Estadual de Adoção. Foto: Caio Loureiro

Várias histórias se cruzam durante o 13º Encontro Estadual de Adoção, do Poder Judiciário de Alagoas. Uma delas é de Nadir Pereira e de sua filha Aretha, de 5 anos. A mãe conta que sempre foi um desejo adotar uma criança, sonho que foi realizado em 2021, durante a pandemia.

Ela e a filha foram uma das famílias que ilustraram a exposição no ano passado, e desta vez participou da roda de conversa que abriu o evento. Nadir prestigiou também a exposição desta edição, que traz diversas famílias formadas por adoção em Maceió.

À espera

Nadir conta que ela e seu marido esperaram por quatro anos e quatro meses na fila de espera por uma menina de até três anos. “Infelizmente, durante a pandemia meu esposo faleceu e um mês depois eu recebi o telefonema da 28ª Vara, e externei a vontade de continuar na fila e receber a minha filha”.

Ela lembra que ao chegar ao Laca (Lar de Amparo à para Crianças em Adoção), instituição onde Aretha estava acolhida, o amor se sobressaiu já no primeiro encontro.

“Foi uma adoção em uma época diferente, porque estávamos em plena pandemia. Então não vivi aquele processo de ver fotos, de ir ao abrigo conhecer. Chegando lá me surpreendi com aquela criança que eu nem imaginava, mas que tomou meu coração no mesmo momento. Sempre que falo dela me emociono, porque ela realmente é muito além do que eu pedi a Deus”.

Absolutamente mãe

Para as famílias que ainda têm dúvidas sobre o processo de adoção e de como essa relação é construída, Nadir ressalta que o melhor caminho é o conhecimento.

“Se existe um desejo, alguma dúvida, questionamentos, procurem estudar e conversar com famílias que adotaram para saber como é esse processo, como é essa relação, e certamente receberão como resposta isso que estou dizendo: filho é filho, independente de ter gerado ou não, me sinto absolutamente mãe da Aretha”.

13º Encontro

O 13º Encontro Estadual de Adoção do Poder Judiciário de Alagoas está sendo realizado nesta sexta (24) e sábado (25), no Maceió Shopping, próximo à loja Renner, no térreo. 

O evento conta com rodas de conversa, curso de capacitação para pretendentes à adoção, encontro do grupo de apoio e orientações da 28ª Vara, das 10h às 22h, sobre adoção e apadrinhamento. Uma exposição fotográfica com famílias formadas por adoção também acontece durante o evento.

Confira a programação do evento clicando aqui.


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - TL

imprensa@tjal.jus.br