28ª Vara orienta instituições de acolhimento sobre papel das equipes técnicas
13º Encontro Estadual de Adoção acontece nesta sexta (24) e sábado (25), no Maceió Shopping
Psicóloga Camila Loiola falou sobre o papel das equipes técnicas no processo do estágio de convivência. Foto: Caio Loureiro
O 13º Encontro Estadual de Adoção teve início nesta sexta (24), com rodas de conversa sobre acolhimento institucional promovidas pela 28ª Vara da Infância. A orientação, feita para as equipes técnicas, faz parte da programação do evento que segue até este sábado (25), no Maceió Shopping.
A assistente social Priscilla Azevedo explanou sobre o estágio de convivência das crianças e adolescentes com as famílias pretendentes. Trata-se de uma das etapas da adoção, onde os menores passam por um período de acompanhamento e acolhimento.
“É uma temática que precisa ser trabalhada, porque ainda existem muitos mitos e preconceitos em relação à adoção”, enfatizou.

Assistente social Priscilla Azevedo explicou as etapas do processo de adoção. Foto: Caio Loureiro
Dando sequência à programação, a psicóloga Camila Loiola, também da 28ª, discorreu sobre o papel das equipes técnicas no processo do estágio de convivência. A regulação emocional durante a institucionalização da adoção foi um dos pontos abordados pela psicóloga durante a conversa.
Camila afirmou que os profissionais precisam reconhecer as vivências e saber de que forma que eles podem atuar tecnicamente, para favorecer o desenvolvimento da criança.
“Para as crianças e para as famílias é fundamental esse nosso trabalho prévio. Os profissionais precisam reconhecer as vivências e saber de que forma que eles podem atuar tecnicamente para favorecer o desenvolvimento da criança”.
Ela ressaltou que as famílias também precisam ser acolhidas empaticamente para que a efetivação da adoção seja favorecida.

Participantes puderam tirar suas dúvidas sobre adoção, no Shopping Maceió. Foto: Caio Loureiro
Equipes técnicas
As equipes técnicas envolvem psicólogos, assistentes sociais e pedagogos de instituições de acolhimento e do Tribunal de Justiça (TJAL). A assistente social Nilma Lins participou das discussões e destacou que a ação foi enriquecedora.
“O encontro foi essencial para agregar novos conhecimentos e tirar dúvidas. A expectativa era sair mais fortalecida e agregar ainda mais a nossa realidade de lá”.
13º Encontro
O 13º Encontro Estadual de Adoção do Poder Judiciário de Alagoas está sendo realizado nesta sexta (24) e sábado (25), no Maceió Shopping, próximo à loja Renner, no térreo.
O evento conta com rodas de conversa, curso de capacitação para pretendentes à adoção, encontro do grupo de apoio e orientações da 28ª Vara, das 10h às 22h, sobre adoção e apadrinhamento. Uma exposição fotográfica com famílias formadas por adoção também acontece durante o evento.
Confira a programação do evento clicando aqui.
Carol Neves - Dicom TJAL - CN
imprensa@tjal.jus.br













