Passeio ciclístico do TJAL reúne quase 100 pessoas em Maceió
1º Ciclojud mobilizou servidores do Tribunal de Justiça, TRE, TRT e Justiça Federal; outros quatro passeios devem ocorrer até o final do ano
Servidores participaram de passeio ciclístico promovido pelo TJAL. Foto: Caio Loureiro
Quase 100 pessoas participaram, neste sábado (25), do 1º Ciclojud, passeio ciclístico promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). A iniciativa envolveu ainda Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Justiça Federal.
O percurso teve ao todo 14,5 km e abrangeu seis bairros da capital. O presidente do TJAL, Fernando Tourinho, acompanhou o evento. "A iniciativa foi dos próprios servidores do TJ, que procuraram a Presidência e, de pronto, atendemos o pleito. É uma iniciativa importante porque estamos falando de saúde", disse.
O desembargador destacou a parceria do TJAL com os outros órgãos da Justiça estadual. "É importante essa união das instituições. O trabalho, no dia a dia, é estressante, então devemos cuidar da saúde, praticar exercícios. O ciclismo é uma atividade que deve ser incentivada".
Antes da largada, no estacionamento do TJAL, os servidores fizeram aquecimento e puderam realizar exames de pressão e glicemia. Saindo do Tribunal, percorreram ruas do Centro, Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Poço. Carro batedor e ambulância acompanharam o percurso. Todo o passeio foi inspecionado pela Federação Alagoana de Ciclismo (FAC).

A servidora Elen Ribeiro, do TRT, foi uma das participantes. Ela disse que já pedala há um tempo e que começou no ciclismo incentivada pelo marido. "Essas ações de promoção à qualidade de vida são muito importantes. Sou do setor de saúde, então sei que a pedalada é benéfica na questão cardiovascular, no controle de peso e na manuteção de bons hábitos".
Andreia Souto, da Seção de Saúde da Justiça Federal, também destacou os benefícios do ciclismo. "Proporciona fortalecimento muscular e melhora do condicionamento físico, favorecendo a saúde cardiovascular, além de liberar neurotransmissores do bem-estar e prevenir estresse e ansiedade".
Neilton Silva, servidor do TRE, compareceu ao evento vestido de Capitão América. "O passeio promoveu integração entre os órgãos e incentivou a ciclomobilidade de que Maceió tanto precisa", avaliou.

Benito Carlos, do Tribunal de Justiça, idealizou o Ciclojud junto com o servidor Alisson Oliveira. Segundo ele, outros quatro passeios devem ocorrer até o final do ano. "Esse foi só um 'start', pra pessoa conhecer e ver se gosta. Se for do agrado, pode participar dos outros passeios", afirmou Benito.

Benito Carlos, da Assessoria Militar do TJAL, afirmou que mais passeios serão realizados até dezembro. Foto: Caio Loureiro
Promovido pelo Núcleo Socioambiental do TJAL, o Ciclojud teve ainda o apoio do Banco de Brasília (BRB), da Unimed Maceió, da Atlântica Motos e do Sam's Club.
Os alimentos doados pelos participantes serão destinados à Cooperativa de Recicladores de Lixo de Maceió (Cooplum), que atende cerca de 30 famílias.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br













