‘Minha experiência como filha adotiva me moldou enquanto ser humano’, disse Giovanna Lunetta
A advogada, escritora e poetisa contou sua experiência como filha adotiva, no 13º Encontro Estadual de Adoção
Giovanna Lunetta contou sua experiência como filha adotiva. Foto: Adeildo Lobo
“Fazer de alguém desconhecido uma das pessoas mais importantes da sua vida, é com certeza um dos caminhos mais lindos para o nascimento de uma família”. Foi com essa frase, que faz parte de um texto criado especialmente para sua participação no 13º Encontro Estadual de Adoção, que Giovanna Lunetta iniciou o painel ‘Diálogos sobre adoção’.
Filha adotiva de Marcelino e Ana Lúcia, Giovanna diz que todos os caminhos que trilhou em sua vida vieram da sua experiência como filha adotiva.
“Minha experiência com a adoção, sendo filha adotiva, me moldou enquanto ser humano. Nos temas que me atraem, eu sou advogada e estou fazendo pós-graduação em direito de família também motivada por esses vínculos biológicos ou socioafetivos. Na minha escrita também, enquanto poeta, essa demanda da afetividade está intimamente muito ligada aos vínculos que nós escolhemos cuidar e manter”, disse.
Orgulho
Orgulhosos da filha que tem, os pais de Giovanna também estiveram presentes no Encontro prestigiando sua participação no encontro.
O pai conta que ele e sua esposa sempre deram a Giovanna tudo que puderam para que crescesse e se tornasse a grande mulher que é hoje. “Tenho muito orgulho da minha filha e de tudo que ela vem trilhando”, disse.
Família de Giovanna prestigiou sua participação no Encontro de Adoção. Foto: Adeildo Lobo.
Poema
“Fazer de alguém desconhecido uma das pessoas mais importantes da sua vida, é com certeza um dos caminhos mais lindos para o nascimento de uma família
Não se explica pela genética, nem se aprende na biologia
A fórmula do amor é incerta, se descobre no dia-a-dia
Sinto-me salva pelos meus pais e salvei meus pais também
Porque o amor não cresce sozinho
Eles me deram a chance de ser filha, eu sei a eles a chance de serem mãe e pai
O que nos prova que o amor é um encontro que nunca nasce pronto
É juntando que se faz"
- Poema por Giovanna Lunetta













