Homenagem 29/05/2024 - 21:30:26
Praça em Ipioca recebe o nome do desembargador José Fernando Lima Souza
Filho do homenageado, presidente Fernando Tourinho participou da inauguração, nesta quarta (29)

Desembargador Tourinho e prefeito JHC descerraram a placa de inauguração da praça. Desembargador Tourinho e prefeito JHC descerraram a placa de inauguração da praça. Foto: Caio Loureiro

A Prefeitura de Maceió inaugurou, nesta quarta (29), praça que leva o nome do desembargador José Fernando Lima Souza. Com quase 2.400 m², o espaço deve beneficiar mais de 7.500 pessoas de Ipioca e região.

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fernando Tourinho, filho do homenageado, participou da solenidade na companhia dos irmãos, Luciana, Maurício e Viviane Omena.

"Somos muito gratos por essa homenagem. Meu pai nasceu em Major Izidoro e tinha muito orgulho de ser sertanejo, mas a segunda paixão dele era Ipioca. Ele estaria muito contente", disse Tourinho.

O prefeito JHC afirmou que a homenagem é justa e que representa um resgate da memória de uma importante personalidade alagoana. "O desembargador José Fernando foi um grande jurista, um homem que inspirou gerações. A trajetória dele é digna de todas as homenagens".

Participaram da solenidade de inauguração o desembargador Ivan Brito, os juízes Alberto Jorge, Sóstenes Andrade, George Omena, Silvana Omena, Léo Denisson e Ricardo Jorge Lima, e o presidente da Câmara de Vereadores, Galba Netto, além de servidores do Judiciário e do Executivo Municipal, familiares e amigos do homenageado.


Maurício Omena, Viviane Omena, Fernando Tourinho, prefeito JHC e Luciana Omena. Foto: Caio Loureiro

Reforma

O local passou por reforma orçada em R$ 1.115.690,42. Toda a pavimentação antiga foi trocada, e o sistema de drenagem, refeito. A praça, que é a primeira de Maceió para quem vem do litoral norte, conta agora com áreas de convivência, jardins paisagísticos, playground e academia ao ar livre.


Praça inaugurada nesta quarta (29) vai beneficiar moradores de Ipioca e região. Foto: Caio Loureiro


O homenageado

Um totem disponibilizado na praça conta a história de José Fernando Lima Souza, que nasceu em 3 de julho de 1937, na cidade de Major Izidoro, interior de Alagoas. 

Ele atuou como adjunto de promotor de justiça em Mata Grande, vereador pelo município de Jaramataia, procurador-geral da Prefeitura de Maceió, professor, entre outros cargos.

Graduou-se em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em 1962. Foi nomeado desembargador do TJAL em 1989, assumindo a vaga destinada à Ordem dos Advogados (OAB/AL), pelo critério do Quinto Constitucional.

No Tribunal de Justiça, desempenhou diversas funções, tendo sido presidente da Corte no biênio 2001/2002. À frente do TJAL, idealizou a ampliação da Escola Superior da Magistratura (Esmal), que hoje leva o seu nome. 

Foi também presidente do Tribunal Regional Eleitoral de 2005 a 2007. José Fernando Lima Souza faleceu em março de 2014, aos 77 anos.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br