Esmal 05/06/2024 - 12:53:57
Habilidades comportamentais no espaço profissional são temas de oficina para servidores
Evento foi conduzido pela servidora Valeska Emídio e fez parte da programação da I Semana Nacional dos Juizados Especiais

Valeska Emídio, assessora da Coordenação dos Juizados Especiais, é uma das organizadoras do evento no estado. Valeska Emídio, assessora da Coordenação dos Juizados Especiais, é uma das organizadoras do evento no estado. Foto: Filipe Norberto ( Ascom/Esmal)

Na terça-feira (4), Valeska Soares Emídio Cunha, assessora da Coordenação dos Juizados Especiais, conduziu a oficina “Soft skills: liderança, resolução de conflito, flexibilidade, comunicação e gestão de equipes no espaço profissional” para servidores do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). A oficina aconteceu na sede da Escola Superior da Magistratura (Esmal) e fez parte da programação da I Semana Nacional dos Juizados Especiais, organizada em Alagoas pela Coordenação Estadual dos Juizados Especiais, liderada pelo desembargador Orlando Rocha Filho.

A Semana é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Coordenação Nacional de Juizados Especiais (Conaje). A iniciativa é considerada um marco histórico pela professora Valeska, haja vista que os Juizados Especiais existem há 29 anos e esta é a primeira edição de uma semana totalmente dedicada a fortalecê-los em todo o país. 

Equilíbrio de competências 

Valeska, que é uma das organizadoras do evento em Alagoas, explicou ainda de que forma a programação da Semana foi planejada. Segundo ela, o CNJ sugeriu os temas específicos que deveriam ser abordados com os participantes, dentre eles as soft skills e as hard skills, duas categorias de habilidades que devem ser dominadas no ambiente de trabalho, especialmente para quem atua nos Juizados Especiais. A assessora destacou competências como inteligência emocional, empatia, liderança, gestão das emoções, postura de enfrentamento, resolução de problemas, comunicação, adaptabilidade, persistência e poder de argumentação. 


Oficina proporcionou troca de experiências e de perspectivas entre os participantes. Foto cedida. 

“As hard skills são as habilidades técnicas que adquirimos através da formação acadêmica ou através de cursos, capacitações, pós-graduações, como também através da experiência do dia a dia do nosso trabalho, através da nossa prática. Nós podemos até dizer que é como se fosse um coeficiente intelectual. Por outro lado, existem também  as soft skills, que são maleáveis, habilidades emocionais, comportamentais, pessoais, sociais, que nós não aprendemos na formação acadêmica”, explicou a professora.

A servidora facilitadora da oficina ressaltou a troca de vivências proporcionada pelo encontro. “Entregar essa palestra, compartilhar essas informações, foi muito importante. Conseguimos reunir experiências de servidores, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público, Defensoria Pública e a coordenação dos Juizados Especiais”, avaliou. 

Programação da Semana

A Semana foi aberta na noite de segunda-feira (3) e segue até sexta (7). As atividades abrangem oficinas, palestras e rodas de conversa, visando aprimorar as habilidades e conhecimentos dos participantes sobre o tema.

O quarto dia do evento, quinta-feira (6), das 8h às 10h, contará com uma Roda de Conversa sobre “Gestão ágil e criativa, fluxos processuais, aperfeiçoamento dos modelos organizacionais, buscando o desenvolvimento crescente das unidades especializadas”. Os juízes José Cícero Alves e Maria Verônica Correia, juntamente com as analistas judiciárias Patrícia Almeida e Giselle Barbosa, irão debater as melhores práticas para a gestão dos Juizados Especiais.

A Semana Nacional dos Juizados Especiais será encerrada na sexta-feira (7) com outra Roda de Conversa, das 8h às 10h. O tema será \"As maiores demandas enfrentadas nos Juizados Especiais e a construção de soluções eficazes\", mediado pela juíza titular do 11º Juizado Especial Cível, Sandra Janine Wanderley, e pelo juiz José Cícero Alves.


Carolina Amancio – Ascom/ Esmal

imprensa@tjal.jus.br