“A natureza é justa, mas ela é implacável”, diz bióloga em palestra no Dia Mundial do Meio Ambiente
Educadora ambiental Virgínia Miller dialogou com 300 estudantes em ação promovida pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola nesta quarta-feira (5)
Palestra ocorreu em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Foto: PCJE
Nesta quarta-feira (5), em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 300 alunos de escolas públicas de Maceió prestigiaram uma palestra promovida pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) com o tema "Meio Ambiente, Cidadania e Justiça Ambiental". A palestra foi proferida pela bióloga e professora Virgínia Miller, e aconteceu no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esmal).
O diálogo apresentou para os jovens os direitos e deveres assegurados pela Constituição Federal no que diz respeito ao meio ambiente. Temas atuais como a crise climática e sua relação com a tragédia ambiental do Rio Grande do Sul, o desmatamento e a preservação das matas ciliares foram pautas do encontro.
“A natureza é justa, mas ela é implacável. E nós precisamos exercer nosso direito e nosso dever de promover esse meio ambiente ecologicamente equilibrado”, declarou a educadora ambiental.
Virgínia reforçou que o engajamento dos alunos para tornar a escola um ambiente educador sustentável é indispensável e que é preciso unir currículo e gestão na escola, integrada ao espaço físico. "É importante que eles levem esses conceitos para a própria escola e passem a atuar no espaço em que eles estão. Como eles podem fazer a escola deles se tornar mais sustentável? O que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida na escola?", questionou a bióloga.
A palestrante complementou dizendo que é preciso que as escolas entendam que trabalhar a educação ambiental de forma transversal e interdisciplinar é fundamental. Ela reforçou que nos momentos de formação coletiva com os professores devem ser discutidos projetos que debatam a questão ambiental nas mais variadas disciplinas e que as boas práticas podem ser difundidas.
Participaram do evento estudantes do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Dr. José Haroldo da Costa e do 1º ano do ensino médio das escolas estaduais Anaias de Lima e Princesa Isabel.
Filipe Norberto – Ascom/Esmal
imprensa@tjal.jus.br













