Presidência 07/06/2024 - 14:33:40
Índice de atendimento à demanda do TJAL é o 3º maior entre os TJs
Já entre as cortes de pequeno porte, a de Alagoas ocupa a segunda colocação; dados constam no relatório Justiça em Números, do CNJ

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) alcançou, no ano passado, índice de atendimento à demanda de 111,9%, o segundo maior entre as cortes de pequeno porte e o terceiro melhor entre todos os tribunais estaduais. O destaque consta no relatório Justiça em Números 2024 (ano-base 2023), divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na última semana.

O IAD reflete a capacidade das unidades judiciárias em dar vazão ao volume de processos que ingressa na Justiça. Manter o IAD acima de 100% é uma forma de evitar aumento de acervo.

Para o juiz Rafael Casado, auxiliar da Presidência do TJAL, medidas administrativas tomadas pela atual gestão possibilitaram o resultado positivo. Entre as principais ações estão aumento do número de juízes, nomeação de servidores e virtualização de processos, além de investimentos em tecnologia e criação de novas unidades judiciárias.

"O resultado reflete a política da gestão do Tribunal de Justiça de Alagoas em focar sempre na melhoria da prestação do serviço público, julgando de forma mais rápida e com qualidade", enfatizou o magistrado, ressaltando que o trabalho é um esforço conjunto entre Presidência e Corregedoria-Geral da Justiça.

No 1º Grau, o IAD do TJAL foi de 116%, o segundo melhor entre todos os tribunais estaduais. Quando analisados por fases de conhecimento e execução, os índices ficam em 104% e 196%, respectivamente, colocando o tribunal alagoano com o melhor desempenho neste indicador na Justiça estadual.

O relatório Justiça em Números 2024 pode ser conferido aqui.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br