Gestão 2023 - 2024 16/07/2024 - 08:23:55
Justiça Itinerante emite mais de 5 mil documentos de janeiro de 2023 a junho de 2024
Ações foram realizadas nos 18 meses de gestão de desembargador Fernando Tourinho; mutirões foram promovidos em diversos municípios alagoanos

Foram expedidos documentos como RG, CPF, 1ª via de certidão de nascimento, dentre outros. Foram expedidos documentos como RG, CPF, 1ª via de certidão de nascimento, dentre outros. Foto: Caio Loureiro

O programa Justiça Itinerante do Poder Judiciário de Alagoas possibilitou, por meio de mutirões de serviços, a emissão de 5.157 documentos de janeiro de 2023 a junho de 2024, durante a gestão do desembargador Fernando Tourinho.

Os serviços foram ofertados na capital e nos municípios de Traipu, Messias, Maragogi, Passo de Camaragibe, Palestina, Arapiraca, Rio Largo, Barra de Santo Antônio, Marechal Deodoro, Capela, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e São Miguel dos Milagres.

Foram expedidos documentos como RG, CPF, 1ª via de certidão de nascimento, 2ª via de certidões de nascimento e de casamento, além de carteira de trabalho. 

Em janeiro de 2024, o Poder Judiciário levou o programa à comunidade Alto do Boi, em Ipioca.  A dona de casa Ana Maria, de 52 anos, aproveitou para solicitar a segunda via da certidão de nascimento. 

"Facilitou muito para a comunidade. O atendimento foi ótimo, só tenho a agradecer", disse a moradora.

Promoção da cidadania

Para o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho, o programa Justiça Itinerante é fundamental para garantir a cidadania de quem mais precisa.

"O programa é essencial, pois ajuda a aproximar o Judiciário da população. Trazemos vários serviços que o cidadão precisa e nos sentimos bem, vendo de perto o que o Judiciário pode oferecer ao cidadão", ressaltou o presidente.

Segundo o juiz André Gêda, coordenador do programa, as ações atingem uma gama da população que realmente necessita dos serviços, além de promover um resgate para que eles mesmos se vejam como cidadãos, com seus direitos e deveres.


Lucas Melo - Dicom TJAL

imprensa@tjal.jus.br