'Inovações são importantes para melhorar serviços do Judiciário', reforça Fernando Tourinho
Presidente do TJAL destacou que quem não gosta da tecnologia está na contramão da história; workshop reúne desembargadores e magistrados de todo o país
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fernando Tourinho, explicou, durante a abertura do "Workshop Tecnologia e Inovação: Perspectivas para a Justiça Estadual Brasileira", realizada nesta quinta (1°), que as inovações são importantes para melhorar os serviços prestados pelo Judiciário e merecem atenção especial dos gestores dos tribunais.
Organizado pelo TJAL, em parceria com o Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), o evento segue até sábado (3) discutindo sobre sistemas de automação, uso da tecnologia artificial, diagnósticos, entre outros.
Clique aqui e confira as fotos do evento.
"A tecnologia da informação veio para ficar e nós temos que saber utilizar da melhor maneira possível. Precisamos, inclusive, ter muita sabedoria em alguns momentos de como estamos utilizando. Vamos discutir com desembargadores, magistrados e servidores para encontrarmos alternativas de melhorar os serviços que prestamos", disse.
O desembargador Tourinho, que também é vice-presidente de Tecnologia do Consepre, também destacou que quem não gosta da tecnologia está na contramão da história.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, comentou, por meio de um pronunciamento em vídeo, que o evento é uma excelente oportunidade para o aprofundamento de ações colaborativas, decisivo para avanços no Judiciário.
"Eu ressalto que, embora a inovação não se restrinja à tecnologia, com frequência, ela é dependente. Nos próximos eventos do CNJ, daremos início à identificação das iniciativas tecnológicas que se alinham com a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br) e que merecem o reconhecimento nacional", informou o ministro.
Consepre
O desembargador Ricardo Barreto, presidente do TJ de Pernambuco, falou sobre o papel relevante do Consepre para troca de boas práticas, discussão de soluções para problemas comuns e metas das Justiças Estaduais.
"Esperamos que esse evento se repita, porque as tecnologias estão sempre surgindo e são necessárias para que o Poder Judiciário, assoberbado de processos, possa, com o uso delas, dar mais velocidade, dar mais eficiência ao trabalho que o Judiciário Nacional presta", frisou o integrante do Consepre.
Renovação tecnológica
Representando o governador Paulo Dantas, o secretário da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), Silvio Bulhões, destacou que a Justiça tem investido bastante na renovação tecnológica, sendo pioneira no processo de transformação digital nos serviços prestados à sociedade brasileira.
"Estou muito feliz de participar desse workshop com profissionais muito importantes para o Judiciário e que, certamente, surtirá um impacto positivo na nossa sociedade", comentou o secretário.
Palestras
Os participantes assistiram às palestras “Inovação no Poder Judiciário” e “O Futuro do Processo Eletrônico - Perspectiva do CNJ”, conduzidas pela conselheira Daniela Pereira Madeira, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e pelos juízes Rafael Leite, Alexandre Libonati (auxiliares da Presidência do CNJ) e José Faustino Macedo Souza (TJPE).
Clique aqui e confira a programação.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br













