Esmal 02/08/2024 - 14:32:50
Ufal disponibiliza 6 vagas no mestrado em Direito para servidores e juízes do TJAL
Inscrições devem ser feitas até 26 de agosto; prova escrita da seleção está prevista para 20 de setembro

Fundamentos Constitucionais dos Direitos é a área de concentração do mestrado da Ufal. Fundamentos Constitucionais dos Direitos é a área de concentração do mestrado da Ufal. Arte: Ascom/Esmal

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebe, até dia 26 de agosto, inscrições de magistrados e servidores da Justiça alagoana para o mestrado em Direito. A instituição disponibiliza 6 vagas, sendo 4 para juízes e 2 para servidores, para membros do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).

Os interessados na pós-graduação na área de concentração em Fundamentos Constitucionais dos Direitos devem se inscrever através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), acessando o link. 

Para concorrer às vagas especiais, será necessário preencher e enviar o anexo VII, no qual o candidato se declara servidor público do TJAL. As vagas resultam de convênio entre as instituições. Além delas, a Ufal disponibiliza mais 20 vagas regulares para o curso. Leia aqui o edital que rege a seleção. 

Linhas de pesquisa e exame de seleção

O programa de Pós-Graduação em Direito da Ufal contempla duas linhas de pesquisa. A linha 1 é estabelecida por Direitos Humanos, Políticas Públicas e Efetividade Constitucional. Já a linha 2, trata de Constitucionalização e aplicação do Direito - Estado e Particulares.

A prova escrita da seleção, de caráter eliminatório e classificatório, está prevista para ocorrer no dia 20 de setembro. Além dela, haverá mais três etapas: avaliação do anteprojeto de pesquisa de cada candidato/a pelos docentes, de natureza eliminatória e classificatória; sabatina, com arguição da bibliografia e do projeto de pesquisa, de natureza eliminatória e classificatória; e prova de títulos, de natureza classificatória.

Mais informações sobre a seleção estarão disponíveis no sistema SIGAA e no site da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA).  

Kenny Lucas - Ascom/Esmal
imprensa@tjal.jus.br