Esmal 06/08/2024 - 12:17:59
Esmal se compromete a ampliar participação feminina na instituição
Grupo de trabalho composto por mulheres do TJAL dialogou com o juiz Alberto Jorge Correia, coordenador geral de cursos da escola

Reunião teve como objetivo traçar estratégias para tornar a Esmal ainda mais atenta à perspectiva de gênero. Reunião teve como objetivo traçar estratégias para tornar a Esmal ainda mais atenta à perspectiva de gênero.

A Escola Superior da Magistratura (Esmal) terá um link em seu site dedicado ao cadastro de currículos de integrantes do público externo que desejarem ministrar aulas no centro de ensino. A iniciativa foi tomada nesta segunda-feira (5), em reunião virtual entre o juiz Alberto Jorge Correia de Barros Lima, coordenador geral de cursos da Esmal, e integrantes do Grupo de Trabalho “Participação Feminina no Poder Judiciário”, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). 

Na ocasião, o grupo também estabeleceu que ainda em 2024, a Esmal realizará mais um Curso de Formação de Formadores (FOFO), garantindo a preparação dos docentes para as capacitações ofertadas pela escola. Além disso, será divulgado no site da escola o Repositório de Mulheres Juristas, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para viabilizar a participação das mulheres em cargas de chefia e assessoramento. 

No encontro estavam presentes as juízas Fernanda Brito Diamantaras, Paula Brito Pontes e Verônica Carvalho, bem como a servidora Danielle Moura Lins. Nele foram traçadas estratégias para tornar a Esmal um ambiente ainda mais atento à perspectiva de gênero, principalmente no que diz respeito à contratação de professoras para ministrarem aulas na escola.

Essa reunião resulta do diálogo permanente entre o presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, e o grupo de trabalho, que procuram alinhar as atividades jurídicas a uma discussão conjunta e produtiva acerca da pauta de gênero no Judiciário alagoano.

Filipe Norberto – Ascom/Esmal

imprensa@tjal.jus